O papel do marketing nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Papel do Marketing nas Pequenas Empresas

Artigo de opinião sobre recente pesquisa do SEBRAE e do Global Entrepreneurship Monitor acerca do papel do marketing, principalmente em pequenas empresas.

O marketing tem ganhado cada vez mais espaço dentro do processo de gestão. Pois, têm influenciado as pequenas empresas, principalmente no nosso cenário brasileiro. Isto tem acontecido porque,segundo pesquisas do GEM (
(Global Entrepreneurship Monitor) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), há previsão significativa do número de vagas na área de marketing.

Para as pequenas empresas os números crescentes é um alerta para que estejam melhores preparados adequadamente a cada ano. É fundamental a área de marketing e não pode mais ser deixada de lado.Segundo o conceito de Kotler "processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros", ele poderá ser de grande valia para que empresas de menor porte possam ser também criadas e administradas acerca de demandas de consumo e distribuição mais direcionadas.

De acordo com o IBPQ (InstitutoBrasileiro de Qualidade e Produtividade), há uma expectativa de criação de pelo menos 4,5 milhões de novas micro/pequenas empresas para o período compreendido entre 2011-2016 no Brasil, com o indicativo de contratação média de 5 (cinco) funcionários, pelo menos. De acordo com esta previsão, o marketing ganha visibilidade considerável dentro dos processos de tomada de decisão dos novos empreendedores que,por vezes, não estão capacitados adequadamente para incorporar instrumentos de gestão em geral e de marketing, em particular.
A utilidade do marketing é saber compreender as necessidades e desejos dos clientes da presente e futura geração é, serve pois, como um norteador de bons negócios a partir da incorporação de valor (e não simplesmente preço) aos bens e serviços, com correta adequação aoscustos envolvidos (produção, distribuição, consumo). E tal postura, em uma realidade como a brasileira, é primordial para que empresas menores possam sobreviver no curto e médio prazo e consolidarem um nome no mercado posteriormente.
Sendo assim, o marketing, ao ser entendido como um processo social e não apenas técnico e onde ofertas e demandas são consideradas para a eficiência no cotidiano dosnegócios gera ao setor das pequenas empresas a admissão de estratégias operacionais que, por vezes são esquecidas (captação e fidelização adequada de clientes e bons serviços durante toda a transação, por exemplo) comumente no país.
Ao se utilizar cada vez mais o marketing para assegurar sobrevivência e posicionamento, as pequenas empresas passam também a incorporar novos modelos sociais,ambientais, operacionais etc, enquanto organização, e que conseqüentemente, poderão vir a ser transmitidos, também aos seus fornecedores, distribuidores e, principalmente antigos e novos clientes, transformando-os qualitativamente.
Nenhum marketing é mais barato e eficaz do que aquele feito pelos próprios clientes, que geralmente trazem, de bandeja, mais negócios e mais clientes. Fomentar o boca-a-bocapositivo, fidelizar os clientes da casa, algo que se consegue através de uma entrega de serviço acima do esperado, é o melhor que uma empresa pode fazer para crescer de forma sustentável e rentável. Pesquisas da conceituada universidade norte-americana Harvard mostram que nada contribui mais para a lucratividade no longo prazo do que a lealdade dos clientes.

Fonte:
www.administradores.com.brwww.hsm.com.br

Da Segunda Divisão ao Topo do Mundo
Antes deste trabalho eu não tinha noção da dimensão que a junção do trabalho de marketing, coragem e ousadia podiam fazer com uma empresa, os números são impressionantes e agora o time atingiu outro patamar saiu do nível nacional para o internacional. É como se uma empresa nacional em poucos anos no mercado galgasse o patamar de uma...
tracking img