Teste de chamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MARANHÃO
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA

Química Geral Experimental I

Experimento III
Teste das ChamasJoão Florêncio Monteiro Neto LQ1211018-21
Profº Drº: Luís Presley Serejo
Realizado: 09 de maio de 2012

São Luís
2012
* Objetivos

* Identificar a cor emitida pelos compostos na queima.* Estudo os saltos quânticos.

* Introdução

Esse estudo teve base no postulado de Niels Bohr, no qual ele teve como base Planck, Rutherford e entre outros cientistas. Bohr pensava queos elétrons poderiam girar ao redor do núcleo sem irradiar, desde que permanecessem em orbitas determinadas e correspondentes a certos estados energéticos, ou seja, elas são chamas orbitasestacionárias, e cada uma é caracterizada por um nível energético. No entanto, um elétron emitiria radiação quando for excitado pulado da sua orbita inicial para uma superior, porém quando retorna ao seu estadode origem volta emitindo luz (fóton).
Bohr percebeu que os elétrons estão organizados em camadas de energia ou níveis, sendo que em cada um tem certa quantidade de energia. Portanto os elétronssão distribuídos em 7 camadas, no qual é representada K, L, M, N, O, P, Q.
Esse teste é utilizado para detectar a presença de íons metálicos, na emissão de luz. Esses elementos que são utilizados nosfogos de artifícios, no qual através desses experimentos poderá visualizar algumas emissões de luz.
Quando o átomo encontra um fóton com um comprimento de onda específico, correspondente a diferençade energia entre níveis quânticos, o fóton será absorvido pelo átomo, e o elétron saltará do nível de energia mais baixa para o nível de energia mais alta. O elétron neste novo nível de energia estáem um estado excitado. No entanto, todos os elétrons que estão em estados excitados querem retornar a um nível de energia mais baixa. Para realizar isto o elétron libera um fóton, que transporta...
tracking img