O papel do enfermeiro sanitarista na manutenção e promoção da saúde: uma revisão de literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO ENFERMEIRO SANITARISTA NA MANUTENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA



Valéria Pereira de Oliveira
Graduada em Enfermagem e estudante do curso de Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em PSF da Faculdade Joaquim Nabuco (Recife-PE).



RESUMO

O artigo tem por objetivo apresentar o papel do Enfermeiro Sanitarista na manutenção e promoção da saúde. Pararealizar a análise do papel do enfermeiro sanitarista será verificada em revisão de literatura a legislação pertinente e verificada a atuação do enfermeiro sanitarista na manutenção e promoção da saúde. Pretende-se realizar um estudo em diversos artigos de maneira a registrar os diferentes aspectos da profissão do enfermeiro.

PALAVRAS-CHAVE: ENFERMEIRO SANITARISTA, SAÚDE, ENFERMAGEM.


ABSTRACTThe. The article aims to present the role of the nurse Sanitary maintenance and promotion of health. To analyze the role of nurse health worker will be found in a literature review relevant legislation and found the nurse's role in maintaining sanitation and health promotion. The aim is to conduct a study in several articles in order to record the different aspects of the nursing profession.KEYWORDS: SANITARISTAS NURSES, HEALTH NURSING.

INTRODUÇÃO


Em virtude da legislação de enfermagem e de saúde do Brasil e tendo em vista a legislação sanitária em especial a Lei 7498/86, pela qual são estabelecidas as condições do exercício de enfermagem e as competências do técnico de enfermagem, somada a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e considerando a importância doenfermeiro nas atividades sanitaristas é apresentado o artigo: “O papel do enfermeiro sanitarista na manutenção e promoção da saúde: uma revisão de literatura”.
O trabalho de enfermagem tem sua especialidade e, através da assistência que presta, contribui para a integralidade da assistência à saúde. O profissional de enfermagem precisa se conscientizar rapidamente que as necessidades dos pacientesmudaram, acompanhando uma série de alterações na vida cotidiana e no meio ambiente, bem como as contribuições advindas das ciências.
Entre as mudanças que se fazem necessárias para o apoio da enfermagem ao projeto de oferecer a toda a comunidade a assistência à sua saúde, está o seu preparo, quer a nível de formação básica, através de uma educação continuada, para poder coordenar as ações de saúde,dentro de nova estruturação dos serviços que se implantam no país e, como consequência, novas funções ou ampliações das já existentes.
Considerando o aspecto global do trabalho do enfermeiro sanitarista, e em particular as suas ações e a atuação na administração de serviços ou de assistência de serviços ou de assistência de enfermagem, identificam-se procedimentos, tarefas e atividades que ascategorias vêm realizando na prática e que podem ser expressas por ações exercidas por esse profissional de: participar na ordenação dos dados, na produção de novas informações, propor novas metodologias para sua obtenção (estudos especiais, investigações epidemiológicas); realizar análise das limitações, selecionar e aplicar as metodologias mais adequadas para o alcance dos objetivos propostos peloprograma e que sejam mais adequados ao conhecimento das doenças e sua evolução; participar na seleção de alternativas e prioridades e colaborar na elaboração e execução dos programas de controle, assim como avaliação do alcance dos objetivos propostos, buscando sempre contribuir para que haja uma transformação ou melhoria gradativa da assistência à população e que se obtenham profissionaiscomprometidos com os objetivos e as propostas dos programas e metas da saúde pública.
Este estudo pretende discutir a atuação do enfermeiro sanitarista na manutenção e promoção da saúde via revisão da literatura concernente e, assim, registrar os diferentes aspectos da profissão do enfermeiro, tendo por base o aspecto legal.



1. O ENFERMEIRO SANITARISTA



“Art. 6º São enfermeiros:
I...
tracking img