Fabricacao de oculos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lentes
Os avanços nessa tecnologia estão fazendo muita gente ver o mundo com outros olhos...
A resina, especialmente desenvolvida para a fabricação de óculos, passou a ser uma opção às tradicionais lentes de vidro, pesadas, com aquela aparência de fundo de garrafa. Por isso, as lentes hoje estão mais leves e finas, mesmo para quem usa graus altos. No início, a resina ainda está líquida. Amatéria-prima para a fabricação das lentes se chama monômero, que é importado e tem que ser armazenado em câmaras frias onde as temperaturas variam entre dois e cinco graus abaixo de zero. Esse frio garante as características químicas do produto e não deixa que ele estrague. O líquido é misturado a outro produto químico, o catalisador, que lá na frente do processo vai acelerar a mudança do estadolíquido para o sólido, na etapa chamada de polimerização. A mistura de resina e catalisador preenche os moldes. As formas são organizadas em bandejas e transportadas dentro de carrinhos até um forno gigante. Lá, o processo é parecido com o cozimento de um bolo. As lentes ficam 20h "assando" a uma temperatura de 80º. Nesse momento, elas passam do estado líquido para o sólido e saem do forno emforma de blocos. Os blocos são retirados cuidadosamente com uma espátula e levados para uma sala quase sem luz. Nas bancadas, uma lâmpada fluorescente realça qualquer imperfeição: riscos, manchas e bolhas. As lentes defeituosas são descartadas. O trabalho de controle de qualidade dura um minuto para cada lente. As lentes seguem, então, para uma sala especial onde é aplicada uma camadaanti-reflexo. Não pode ficar uma só poeirinha sobre a lente. Por isso, os filtros funcionam 24 h para manter o ambiente livre de impurezas. A camada anti-reflexo tem a função de proteger os olhos da luminosidade e de radiações quando as pessoas ficam, por exemplo, muito tempo na frente de um computador. As lentes, ainda inacabadas, são embaladas com todo cuidado para não arranhar e seguem para laboratóriosde todo o país, onde são finalizadas e adequadas às receitas médicas. Em equipamento de precisão, elas são cortadas. O tamanho do corte é que vai determinar o grau da lente. As informações da receita do oftalmologista são transmitidas por computador. Em menos de um minuto, a lente está pronta para ser adaptada à armação escolhida. O leitor ótico grava o desenho que deve ter a lente. O esmeril fazo corte seguindo também a programação do computador. E assim nascem os mais variados modelos de óculos com lentes modernas e de qualidade.
A armação de óculos, que pode ser de acetato ou metal, tem a função de sustentar e posicionar as lentes oftálmicas diante dos olhos da maneira mais confortável possível. Para que se consiga isso, é necessário que cada parte dos óculos cumpra sua funçãoindividual.

Armação

O Departamento de Desenvolvimento e Design que tem as ideias gerais das novas coleções de armações e óculos. Com o auxílio de softwares de última geração (e mais recentemente de uma ultramoderna impressora 3D, capaz de materializar em horas qualquer desenho produzido na tela do computador), o pessoal do design transforma cada desenho para dar origem a um protótipo do modelodesejado. Somente após aprovação em estudos ergonômicos, conceituais e de beleza, o protótipo é encaminhado à produção em larga escala.

Armações são injetadas (algumas peças que levam partes metálicas, oriundas apenas têm montagem/finalização), a produção dos moldes é tida como o "coração" da fábrica. Afinal, se a fôrma que vai receber o material plástico derretido não estiver perfeita em suascurvas e detalhes, nada feito. Esses moldes na verdade são grandes blocos de aço ou alumínio submetidos a eletroerosão - um processo que esculpe no metal as cavidades na forma desejada. Tornos, mandris, fresas e lixas entram em cena para os ajustes finos que visam deixar a ferramenta perfeita e funcional.Com o molde pronto e acoplado às injetoras de última geração, chegou a vez do principal...
tracking img