Piaui colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A COLONIZAÇÃO E O CONTEXTO SÓCIOECONÔMICO DO PIAUÍ COLONIAL

O contexto da colonização do Piauí é inseparável da situação do Nordeste açucareiro do século XVII, pois fazendo uma análise geral o Brasil foi colonizado por portugueses e inserido no pacto colonial onde estava em vigor o mercantilismo que tinha como objetivo a acumulação de riquezas.
No Nordeste brasileiro se desenvolveu o comércioaçucareiro – que foi de grande sucesso – já que foi encontrado no Brasil condições físicas favoráveis para o desenvolvimento do produto, pois além de ter um solo bom para o plantio, os portugueses já tinham experiência com o manejo do açúcar em colônias africanas.
Rapidamente o açúcar se tornou a principal economia do Brasil colonial, isso devido ao trabalho de escravos africanos, vindos devidoà grande resistência dos nativos que habitavam a região. Junto com o comercio açucareiro havia a criação de gado, que era como uma economia suplementar, que primeiramente servia apenas como alimento e força trapiche para os engenhos.
Cada vez mais o negócio com o açúcar ia crescendo com a exportação, e gerando lucros externos, já que era realizado pela forma de Plantation, e assim necessitando demais espaço de terras para o seu cultivo, e nesse caso a criação vinha atrapalhar, já que o gado também necessitava de terras para pastagem. Isso fez com que houvesse a ampliação das lavouras açucareiras, e o gado foi perdendo seu espaço, assim ocorreu a interiorização pelo Nordeste, que tinha como objetivo, ir em busca de novas terras para a criação do gado.
Com essa busca de novas terras, fezcom que ocorresse o devassamento de áreas desconhecidas, onde encontraram no Piauí ótimas condições para criação do gado, que era um solo favorável, muitos rios, e era uma faixa de transição do Sertão para a Amazônia. Todos esses fatores físicos foram de suma importância para a adaptação do gado em solo piauiense, sendo assim possível a fixação de vaqueiros, mas claro que não se pode esquecer quehouve lutas contra os nativos da região, e assim esses vaqueiros iam desbravando esse Sertão de dentro.
Assim, foi se formando as primeiras fazendas de gado, que se localizavam perto de rios, e eram grandes extensões de terras, e muito distante, uma das outras. Dessa forma o gado era criado de forma extensiva, ou seja, solto, comendo pastagem, e sem cuidados veterinários.
A maioria dosproprietários das fazendas não residia nelas, pois na maioria das vezes, eles eram senhores de engenho, e residiam na zona do açúcar, assim que cuidava das fazendas eram os vaqueiros, que eram como “sócios” dos mesmos. Também surgiram outras figuras no sertão, como os sesmeiros, posseiros, sitiantes, e arrendatários, e aos poucos ia se constituindo os primeiros contingentes populacionais em solo piauiense.Mesmo com todas essas condições, pecuária ia conquistando seu lugar na economia, já que diferentemente do comercio açucareiro, gerava lucro interno, pois o comercio do açúcar não estava mais na sua fase de apogeu, devido à concorrência.
Nisso, o gado já não era mais uma economia suplementar, já que foram encontradas no Sertão todas as condições favoráveis ao seu desenvolvimento, passou a tergrande rentabilidade, na economia interna.
Com a desvalorização do açúcar, alguns senhores de engenho vinham para o Sertão em busca de novas alternativas, e acabavam por se fixar aqui. E com isso resultou-se na formação social do Piauí, que foi uma formação exógena, pois vinham pessoas de todos os lugares, e acabavam por se instalar aqui.
Diante disso, a pecuária passa a ser a economia maisimportante, pois como já havia sido mencionada, ela trazia lucro interno. Então, com essa grande lucratividade, que a pecuária estava proporcionando, houve um processo de reorganização interna adotado pelo governo, para que houvesse o povoamento dessa região, tendo como atrativo as terras doadas pelo governo, como incentivo o desenvolvimento da pecuária.
Já que as fazendas eram muito distantes uma...
tracking img