O papel do coordenador pedagogico nas escolas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:

O artigo a seguir tem por objetivo destacar a relevância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar. Considerando que à figura do coordenador é designada a responsabilidade de subsidiar a prática docente, e, esta, exige uma ferramenta facilitadora que possibilita a organização metodológica e de conteúdo, baseada na realidade do aluno, que por sua vez, é o principalbeneficiado com o sucesso de tal prática que visa o crescimento do homem dentro da sociedade.
Palavras-chave: coordenador pedagógico, planejamento escolar, aluno

INTRODUÇÃO:
A figura do coordenador pedagógico passou de responsável por controlar e fiscalizar a prática docente, para um aliado do professor, no que diz respeito à concretização do que foi planejado.
Nesse sentido, o ato deplanejar configura-se como algo indispensável no ambiente escolar, pois nele, contém as problemáticas oriundas da realidade discente, as possibilidades com relação à elas, os procedimentos e os recursos a serem empregados na prática pedagógica, afim de transformar tal realidade em algo significativamente positivo.


CONCEITO DE PLANEJAMENTO

“O planejar é uma realidade que acompanhou a trajetóriahistórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou algo na sua vida. “ (Mengolla, San’tAnna, 2001, p. 15).
A discussão do conceito de planejamento, à primeira vista, pode parecer perda de tempo, sendo que na verdade, o ponto de maior importância seria discutir o “como fazer”. Mas torna-se importante perceber que a clareza no conceito de planejamento proporciona maior liberdade emais autonomia do sujeito professor, sendo que quanto menor for o entendimento do ato de planejar, maior será a necessidade de se receber modelos prontos.
Segundo Vasconcellos (2000) o conceito de planejar fica claro, pois, “Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes deagir, mas é também agir em função daquilo que se pensa.” (p. 79)
Assim sendo, o planejamento pode ser um produto individual, grupal, ou mesmo de uma coletividade bem mais ampla, como no caso do planejamento participativo dentro de uma rede de ensino. E não deve ficar só no pensamento, é preciso que este seja registrado e devidamente organizado antes da execução.
Dentro dos inúmeros conceitos deplanejamento, Vasconcellos (2000, p. 79) assim o define:
O planejamento enquanto construção transformação de representações é uma imediação teórica metodológica para a ação, que em função de tal mediação, passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar e para isto é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivasprevendo o desenvolvimento da ação no tempo.
Segundo a definição que Vasconcellos atribui para o ato de planejar, é possível perceber que esse tipo de metodologia visa à integração do individuo com a sociedade, buscando realizações de ações articuladas dentro de um processo teórico-metodológico.

A AÇÃO COLETIVA E A MEDIAÇÃO DO COORDENADOR
A atuação do coordenador pedagógico é vista commuita reticência e carregada de definições negativas, originando dessa forma, atribuições que não são da alçada desse profissional: fiscalizador de professor, aquele que dedura/entrega os docentes para a direção, que leva e traz informações, substituto de professor, fiscal de aluno e tampouco é profissional de gabinete que fica distante do processo educativo.
Logo, a coordenação não é um serviço decunho burocrático. Ao contrário, essa figura deve estar envolvida na elaboração, articulação e concretização do Projeto Politico Pedagógico, ou seja, subsidiando meios e instrumentos para desencadear uma ação sistematizada, de trabalho integrado no contexto escolar. Concorda-se nesse sentido com a afirmação de Vasconcellos:
O horizonte que vislumbra, mas para os serviços especializados é o do...
tracking img