O papel da mulher na sociedade conteporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA

Introdução

O presente trabalho tem a finalidade de discutir e debater o papel da mulher na sociedade atual. Analisaremos oprocesso de mudança ocorrido na forma como a sociedade brasileira encara. Os avanços da mulher sejam no mercado de trabalho seja na vida pública.
A cada dia que passa a mulher vemocupando espaços sociais profissionais, culturais e políticos que tradicionalmente eram reservados aos homens. A busca pela igualdade de direitos na diferença e a paixão por tornar-se sujeito de suaprópria história, tem sido constante nas reivindicações das mulheres.
Nas organizações, as relações de gênero ainda são marcadas por assimetrias. As mulheres dependendo da cultura daorganização, ainda são diferenciadas pelo sexo. Salários e promoções equivalentes e posições de destaque dentro das organizações são algumas das restrições com que a mulher tem se deparando no ambienteprofissional.

A própria percepção acerca do corpo feminino, mais à mostra, era perfeita como “arma” de sedução e deleite. A partir do século XX, as imagens do corpo, principalmente feminino,jovem e belo, conquistam uma importância política de um valor econômico até então desconhecido.
Vários processos de normatização cotidiana da beleza eram explicados a um público femininoansioso em se mostrar e corresponder às expectativas sociais.
A constituição de 1988 garantiu a mulher alguns direitos que aumentou o poder dela no mercado, entre esses direitos podemoscitar a licença maternidade que previa um período de 4 meses de licença após o parto e também o direito a amamentar seu filho quando do seu retorno ao trabalho, em 2008 foi aprovado e sancionada a lei11.770/08 que amplia para 6 meses essa licença.
A Percepção da necessidade feminina
Ao longo de grande parte da história da formação da sociedade brasileira nota-se...
tracking img