O papel da empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACEX – FACULDADE DE CIÊNCIAS CULTURA E EXTENSÃO DO RN.

O PAPEL DA EMPRESA NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE

Trabalho apresentado à disciplina de Direito Empresarial, como pré-requisito para a obtenção da nota, sob orientação do Profº Christian.

NATAL-RN
2010
O PAPEL DA EMPRESA NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE

RESUMO

A empresa é o principalagente de transformação da sociedade, e vem assumindo novos papeis casa dia. Paralelamente a esta constatação, verificamos que a sociedade não tem sido bem sucedida na diminuição das desigualdades sociais e na solução de um processo crescente de exclusão não simplesmente econômico, mas das possibilidades de acesso a novas formas de conhecimento, a criação de uma sociedade mais justa.
Umdos desafios maiores da empresa – talvez o maior – seja vencer a aparente contradição entre a sobrevivência e o crescimento, sem descuidar a humanização do trabalho e o resgate da dignidade da pessoa humana. Ser reconhecida como uma empresa ética e socialmente responsável seja no plano interno como na sociedade onde está inserida. O autor analisa o contexto global atual e algumas chaves de ação parapercorrer de forma participativa e rápida esse caminho de transformação da sociedade que hoje constitui um imperativo categórico.

Palavras–chave: Desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, organizações.

INTRODUÇÃO

Durante boa parte do século XX, as organizações empresariais, sob a ótica capitalista, atuavam apenas com uma perspectiva econômica, buscando a maximização deseus lucros e a conseqüente minimização de seus custos. As empresas eram vistas como progenitoras de progresso e bem-estar social nas comunidades onde atuavam, mesmo tendo como objetivo máximo o desenvolvimento em curto prazo de seus mercados e ignorando seus impactos diretos e indiretos no meio ambiente e na sociedade, com a justificativa de que este era um preço aceitável a pagar pelo incrementoda qualidade de vida, do consumo e do crescimento econômico.
Essa linha de pensamento, essencialmente reducionista e mecanicista, predominou até o início dos anos 70, quando começaram a surgir vários movimentos de questionamento deste modelo, motivados pela constatação de que o planeta sofria impactos ambientais indesejados e preocupantes que, a curto e médio prazo, poderiam esgotar osrecursos disponíveis e prejudicar a sociedade como um todo. Um dos movimentos mais conhecidos neste sentido foi o chamado Clube de Roma. Para Becker (2002) o estudo do Clube de Roma reafirmou a necessidade de que se olhe para o mundo a partir de uma perspectiva global e de longo prazo.
Estes movimentos propuseram uma mudança no conceito de desenvolvimento, entendendo ser necessário que estefosse sustentável, gerando equilíbrio entre a dimensão econômica e as questões ambientais e sociais. A inserção do ser humano como componente fundamental deste desenvolvimento sustentável, observada nestes movimentos principalmente pela dimensão social, trouxe uma mudança importante, na medida em que se entendeu que há um interdependência entre o ser humano e o ambiente à sua volta, e que essarelação deve ser pensada a longo prazo. Segundo Becker (2002) o Relatório Brundtland, elaborado em 1987 pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), traz uma das definições mais conhecidas e aceitas neste sentido, afirmando que o desenvolvimento sustentável é o que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a possibilidade dasgerações futuras atenderem as suas próprias.
Capra (1996) destaca essa idéia ao afirmar que todos os membros de uma comunidade estão interligados numa enorme rede de relações, onde o sucesso de uma comunidade toda depende do sucesso da comunidade como um todo. O autor entende que a compreensão do homem sobre a importância de todos os seres vivos no planeta é o que garantirá a sustentabilidade...
tracking img