O papel da cipa no ambiente de trabalho e na saúde do trabalhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

O PAPEL DA CIPA NO AMBIENTE DE TRABALHO E NA SAÚDE DO TRABALHADOR



ORDEM DA APRESENTAÇÃO
1. INTRODUÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO (ROSINALDO)
2. OBJETIVOS (TAMILLY)
3. DA CONSTITUIÇÃO (TAMILLY)
4. DA ORGANIZAÇÃO (DÁRCIO)
5. DAS ATRIBUIÇÕES (CARLA)
6. DO FUNCIONAMENTO(LUIS CARLOS)
7. DO TREINAMENTO (THOMAS)
8. DO PROCESSO ELEITORAL (LUAN)
9. DAS CONTRATANTES E CONTRATADAS (PABLO)
10. CONCLUSÃO (THOMAS)


15 de Maio

Macapá-AP
2012
INTRODUÇÃO-ROSINALDO
O presente trabalho aborda a importância de se preservar o maior patrimônio dentro da cadeia produtiva, que é o próprio trabalhador, e Conforme determina a NR 5 as empresas privadas,públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados devem constituir CIPA por estabelecimento e mantê-la em regular funcionamento.
A preocupação em relação ao acidente pode ser encontrada nas fases mais remotas da história da sociedadehumana, do mesmo modo pode-se dizer do acidente do trabalho, que está relacionado com o desenvolvimento das relações de trabalho. As populações foram desenvolvendo-se e o trabalho que inicialmente era rural e artesanal, e realizado para ser utilizado como meio de sobrevivência e de auto-realização começou a sofrer transformações, principalmente nas suas relações e estruturas, deixando de serbaseado nas estruturas feudal e artesanal para transformar-se no trabalho mecanizado e industrial.


CONTEXTO HISTÓRICO-ROSINALDO

Surgimento no mundo
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA surgiu a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, segunda metade do século XVIII, em decorrência da chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões, bem como danecessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho.

Surgimento no Brasil
A CIPA – Comissão Interna dePrevenção de Acidentes nasceu em 1944 mas precisamente no dia 10 de Novembro, durante o governo Getúlio Vargas. Coube a ela dar os primeiros passos para a implantação da Segurança do Trabalho no Brasil.
Em empresas estrangeiras queprestavam serviço no Brasil já existiam CIPA como as de geração e distribuição de energia elétrica, Light and Power, em São Paulo e no Rio de Janeiro, então adotando esse modelo nasceu a CIPA no Brasil.
Em 1953, a Portaria Nº 155, que regulamentou as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de fato.

CIPA - NR-5 (Norma Regulamentadora n° 5)-TAMILLY
OBJETIVOS
O objetivo básico da CIPA é fazer comque empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A CIPA também tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número detrabalhadores e com a assessoria do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

DA CONSTITUIÇÃO-TAMILLY
Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento, as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem comooutras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
As disposições contidas nesta NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e às entidades que lhes tomem serviços, observados as disposições estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econômicos específicos.
A empresa que possuir em um mesmo município dois ou mais estabelecimentos deverá garantir a integração...
tracking img