Sofistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOFISTAS

Os sofistas, por muitos anos, tiveram suas ideias filosóficas subvalorizadas, porque representavam uma frente ideológica que difere das ideias de grandes pensadores da época do surgimentoda filosofia, como Sócrates, Platão, Aristóteles, dentre outros. Os pensadores da escola sofística, no entanto, também possuíam a função de exercer a docência.
Antes do Século V antes de Cristo, aeducação na Grécia Clássica resumia-se ao aprendizado prático, para os menos privilegiados economicamente, a alfabetização, natação eram necessárias, e a profissionalização era ensinada pelos própriosnúcleos familiares e para os mais abastados, ensinavam-se também a equitação, caça, música, filosofia e as práticas esportivas. Com os sofistas, houve um aprimoramento do ensino, que passou a ser, nãosomente para medicina e arquitetura, mas também para a formação do homem público, dirigente do estado, o domínio da retórica, da dialética e da oratória sofística.
Os defensores dessa corrente depensamento foram veementemente condenados, por Sócrates e seu discípulo Platão, que alegavam que a educação ensinada pelos sofistas corrompia a moral da juventude, por não ensinar verdade, justiça,moral, virtude e retidão. De modo a se contrapor aos ideais sofistas, Sócrates e Platão defendiam ao conceito de educação denominado Paiedeia, a fim de formar o homem nas esferas política, social,cultural e educativa. Tal conceito parte do pressuposto de que o ser humano deve buscar a integração, transformação e evolução, individuais e coletivas.
Os sofistas, no entanto, questionavam a supremaciada cultura grega e a sabedoria recebida pelos deuses. Argumentavam, por exemplo, a favor da relatividade da moralidade e da imoralidade, que eram constituídas por meio de convenções, logo um ato nãopoderia ser julgado fora do contexto moral em que ocorreu. Devido a essa posição, foram perseguidos pelos filósofos.
Defendiam, também, a relatividade da verdade que poderia ser manipulada, de...
tracking img