O papel da arte e a arte do papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA
PROFESSORA: MARIA ANGÉLICA ZUBARAN
ALUNAS: ISABEL VIANNA DOS SANTOS E DEBORAO SAMBA

O samba é uma dança animada com um ritmo forte e característico. Nascido da influência de ritmos africanos, antes denominado “Semba”, foi tambémchamado de Umbigada, Batuque, dança de roda, Lundu, Chula, Maxixe, Batucada e partido Alto entre outros. Esta ligado as danças de roda típicas tribais do continente Africano, praticada em Luanda(Angola) e em várias regiões do Brasil, principalmente na Bahia. Do centro de um círculo e ao som de palmas, coro e objetos de percussão, o dançarino solista, em requebros e volteios, dava uma umbigada numoutro companheiro a fim de convidá-lo a dançar, sendo substituído então por esse participante. A própria palavra samba já era empregada no final do século XIX dando nome ao ritual dos negros escravose ex-escravos.
Segundo DAVIS, DARIEL (2000 P. 59), “A música desempenhou um papel especial na comunidade afro-brasileira: na verdade, falar de música afro-brasileira parece injusto jáque a música brasileira é quase inteiramente inspirada pelos africanos.”
O samba moderno, como gênero musical, surgiu no início do século 20 na cidade do Rio de Janeiro.
Muitospesquisadores apontam para os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram origem a ao samba moderno.
O primeiro samba gravado no Brasil foi PeloTelefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga .
Principais tipos de samba:
Samba-enredo
Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. Otema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da...
tracking img