Autofinanciamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Com as novas mídias móveis digitais, amplia-se as possibilidades de consumir, produzir e distribuir informação, fazendo com que esta se exerça e ganhe força a partir da mobilidade física. Por exemplo, o simples ato banal de enviar um SMS, uma foto, postar no blog ou alimentar redes sociais com um telefone celular, revela essa nova relação sinérgica entre as mobilidades,impossível com os mass media. Com estes era possível apenas o consumo em mobilidade (ouvir rádio no carro, ler um livro no avião ou revista e jornal no ônibus...), sendo a capacidade produtiva rara e a de distribuição imediata impossível. (LEMOS, 2009b, p.5)
A familiaridade dos jovens e das crianças com as novas mídias e o seu crescente interesse pela produção colaborativa de conteúdos sãodecorrentes da popularização dos computadores e da internet e agora potencializados pela presença dos celulares entre eles. Esses pequenos aparelhos multimídia, que pesam aproximadamente 100 gramas, que o acompanham por todos os lugares, são usados como relógio, despertador, agenda, gravador de voz, bússola, rádio, câmera fotográfica, etc. enfim são capazes de simbolizar com precisão os conceitos deconvergência midiática e sem dúvida alguma têm mudado radicalmente as tradicionais formas de comunicação e consumo entre os indivíduos dessa faixa etária (EHRENBERG; GALINDO, 2010).
A geração digital, interativa ou multitarefas tem como características básicas saber lidar com novidades tecnológicas, dividir sua atenção em diferentes atividades ao mesmo tempo, manter suas amizades erelacionamentos mais digitalmente e menos pessoalmente, realizar atividades como trabalhos escolares, pesquisas e leitura de notícias pela internet e, acima de tudo, considerar todas essas práticas como algo natural em seu dia-a-dia (EHRENBERG; GALINDO, 2010).

Na década de 90 ter um telefone celular era, quase sempre, uma questão de status. O interesse ia muito além da funcionalidade. Os usuários erampoucos e os aparelhos escassos, completamente diferente dos dias de hoje. Ninguém imaginava que o telefone celular se transformaria, em pouco mais de dez anos, em uma ferramenta muito mais abrangente e interessante, ultrapassando os limites da telefonia móvel e se adequando como uma ferramenta multimídia que está revolucionando os hábitos culturais das novas gerações.
A internet móvel e osaplicativos interativos agregados aos cada vez mais modernos aparelhos celulares também mudaram o pensamento corporativo. Hoje, ter um telefone móvel para a grande maioria da população é quase tão essencial quanto ter dinheiro na carteira, ou as chaves para entrar em casa. Ou seja, todos têm ou desejam ter um aparelho celular, o que abre a possibilidade da criação de publicidade sob demanda e ampliar osinvestimentos em mobile marketing.
Fonte: Blog tudo sobre Marketing digital de 14 de janeiro de 2011.




1. Características do Mobile Marketing

Para compreender a configuração do mobile marketing na visão dos autores é necessário um delineamento sobre suas características e suas inúmeras ferramentas de utilização.
Para definir mobile marketing, Torras e Albuquerque (2005),sugerem que imaginemos fazer uma ação de marketing direto ou de relacionamento para 87,4 milhões de pessoas ao mesmo tempo, em poucos minutos e poder medir o resultado em horas. Este é um dos pontos fortes do mobile marketing.
“Trata-se de uma ferramenta muito potente de marketing digital, que permite interagir com os consumidores e receber respostas imediatas, é de fácil mensuração e podegerar notoriedade e branding” (ROMÁN; GONZÁLVEZ-MESONES; MARINAS, 2007).
Segundo a Mobile Marketing Association (2010), o mobile marketing “é um conjunto de práticas que permite às organizações se comunicarem e interagirem com seus públicos-alvo de uma forma interativa e relevante por meio de qualquer dispositivo móvel ou da rede. Nesse sentindo, o mobile marketing nada mais é do que a...
tracking img