O papel da arte para a formação do sujeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Maranhão
Aluna: Rajma Winnie Santos Martins
Curso:Artes Visuais
Disciplina: Fundamentos da Arte e Educação
Professoa: MirtesO papel da arte para a formação do sujeito

A Arte é muito importante para vida das pessoas,principalmente no que diz a respeito da formação da personalidade, Louis Porcher (Educação Artística luxo ou necessidade?, 1982) Mas Tal importância não é vista nos dias atuais, e igualmente nas escolas.A disciplina Arte é vista como inferior às demais, seu ensino é feita de forma inadequada e até hoje é considerada uma atividade aristocrata, sendo inacessível a todos. Além disso, os arte-educadoressão poucos qualificados, desde que a LDB incluiu a arte no currículo escolar no inicio dos anos 70.
Na minha vida estudantil até a sexta série do ensino fundamental de um colégio particular, adisciplina arte foi estudada, mas não da forma precisa. Era nos instruídos apenas pra pintar e desenhar modelos já existentes trazidos pela professora. Na verdade, parece mais outra atividade parapassar o tempo na sala de aula. Não me lembro de ter aulas dinâmicas fora de sala e muito menos visitar algum museu, algo que considero importante para a formação da sensibilidade das obras artes.
Peloo desinteresse que tenho diante da cultura local, minha primeira visita ao museu foi em 2011, no museu nacional de Belas Artes em Buenos Aires, Argentina. Lá experimentei o prazer estético jamaissentido tão forte por mim, diante de obras de vários artistas mundialmente aclamados, como Van Gogh, Renoir, Monet, Manet, Degas, Goya e Tarsila Amaral.
“...espécie de aptidão que é a aptidão emocional,...
tracking img