O pai da psicologia moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Pai da Psicologia Moderna

Primeiro veio Fechner , publicou o livro “Elements of Psychophysics” , tinha como objetivo de compreender a relação entre os universos material e mental, tentando descrever , com base científica o conceito de mente e corpo. Quando faleceu seus papéis foram doados para Wundt.
Wilheim Wundt é considerado o pai da Psicologia, pois fez com que a mesmase tornasse uma ciência independente, fundando uma escola de pensamento, para conseguir fazer isso, criou uma revista e um laboratório pela primeira vez especializado em psicologia e , escreveu um livro chamado: “Principles of Physiological Psichology” . Feito isso houve um grande avanço na Psicologia e seus estudos são utilizados como capítulos básicos de livros até os dias de hoje.
WilhemWundt (1832 -1920)
Viveu inicialmente em pequenas vilas de Mannheim, Alemanha. Seu rendimento escolar não era bom no começo, no inicio do segundo ano a sua educação ficou a cargo de um jovem vigário por quem ele criou um forte vinculo, tanto que quando o pároco foi transferido para uma cidade vizinha, ele foi autorizado a viver com ele ate os 13 anos.
Sua família era conhecida por seu intelecto,renomados em varias área, mas parecia que com Wundt não aconteceria o mesmo. Passava a maior parte do tempo sonhando em vez de estudar e por isso foi reprovado no primeiro ano do Gymnasium, não se dava bem com os colegas e nem com os professores que o ridicularizavam, mas aos poucos conseguiu se controlar e se torna ate um pouco popular ,quando se formou aos 19 anos , estava preparado para a vidauniversitária.
Decidiu se tornar um medica por duas razões: desejava trabalhar com a ciencia e ganhar a vida, freqüentou as universidades de Tübingen e de Heidelberg , mas durante o curso viu que não era o seu forte a medicina em si e decidiu se especializar em fisiologia.Depois de estudar um semestre na University of Berlin com o fisiologista Johannes Müller, voltou para a University ofHeidelberg e completou o doutorado em 1855 ,onde lecionou fisiologia de 1857 a 1864 .Em 1864 foi indicado a assistente do laboratório de Helmholtz, detestou a idéia de orientações básicas aos estudantes e deixou a função, foi promovido a professor adjunto permaneceu em Heidelberg mais 10 anos .
Wundt começou a conceber o estudo da psicologia como uma disciplina cientifica experimental e independente,descreveu suas experiências originais no livro Contributions to the theory of sensory perception, realizados em laboratório improvisado em sua casa, e os métodos que considerava adequados para a nova psicologia, usando pela primeira vez o termo “psicologia experimental”. Juntamente com o livro de Fechner Elements of Psycophisics foi considerado o m arco literário do surgimento da nova ciência.No ano seguinte publicou Lectures on the minds of men and animals (1863), a tradução para o inglês e seguidas reimpressões da obra apos sua morte mostra o quão era importante o livro. No ano de 1857 foi ministrar a aula de Psicologia fisiológica em Heidelberg , primeiro curso forma dessa área , publicou também o livro Principles of Physiological psychology (Princípios da psicologia fisiológica ),publicado em duas partes , em 1873 e 1874.Em 37 anos revisou o livro 6 edições , sendo a ultima publicada em 1911 Principles é , indubitavelmente , sua obra –prima , na qual estabeleceu a psicologia como uma ciência laboratorial independente , com problemas e métodos de experimentação próprios.
Por vários anos , as sucessivas edições de Principles of Physological psycolgical serviram como basede informações para o psicólogos experimentais e de registro do progresso da psicologia.Em 1875 ao se tornar professor de filosofia da University of Leipzig, onde trabalhou 45 anos , em 1881, lançou a revista Philosophical Studies , publicação oficial do novo laboratório e da nova ciência mas mudou de idéia porque parecia que tinha outra revista com o mesmo nome , em 1906 renomeou a revista de...
tracking img