O orientador educacional e seu trabalho na comunidade escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SEU TRABALHO NA COMUNIDADE ESCOLAR
http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-orientador-educacional-e-seu-trabalho-na-comunidade-escolar-3972566.html
INTRODUÇÃO
 
 
Grandes mudanças culturais e socioeconômicas ocorridas na sociedade brasileira obrigam de certa forma que a escola mude e redefina seu papel, fazendo mudanças antes muito tradicionais paracriação de novos serviços que atenda o propósito da escola na formação do aluno. (GRISPUM, 2010)
 
Segundo Libâneo (2004) estamos redescobrindo a função do pedagogo, pois ela perpassa as barreiras escolares, atuando onde quer que haja uma prática educativa, abrangendo uma serie de espaços na sociedade. Em pleno século XXI, o pedagogo deve mais do nunca buscar o conhecer para valorização humana.
 Ainda, vários são os campos de atuação do pedagogo dentro e fora da escola, mas aqui falaremos apenas do pedagogo escolar, sendo ele um especialista em métodos e técnicas que promovam o processo ensino-aprendizagem, especificamente do Pedagogo Orientador.
 
Nesse estudo, pretendemos saber Qual a real função do Or.E - disciplinador ou mediador do processo ensino-aprendizagem. Assim, temos comoobjetivo geral, Investigar qual o trabalho do Or.E na comunidade escolar numa perspectiva mediadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Objetivos específicos: Discorrer sobre o trabalho do Or.E na comunidade escolar tendo como suporte as literatura da área; Discutir sobre a função mediadora do Or.E na comunidade escolar visando o pleno desenvolvimento do educando; Enfatizar a importânciado trabalho realizado pelo Orientador Educacional no sentido de cooperação, compreensão e respeito mútuo com os demais membros da comunidade escolar.
 
Para desenvolvimento da investigação utilizar-se-á de pesquisa bibliográfica a qual Gil (2002, p. 44) o caracteriza como aquela "[...] elaborada a partir de materiais publicados, constituída principalmente de livros, artigos de periódicos ematerial disponível na internet." Assim, possibilitará o acesso às informações de imprescindível para alcance dos objetivos propostos.
 
Há muito a educação é atribuição a alguns grupos, como família, igreja e outros, e está cada vez mais distante o propósito de educar com presteza para que o educando viva em sociedade com autonomia utilizando de  valores morais e intelectuais  para que possa sesobressair em um sociedade competitiva e globalizada.
 
A escolha desse tema foi definida quando trabalhando em escolas públicas percebi a visão da escola em relação ao trabalho do Or.E. percebe-se que um dos entraves é exatamente a visão errônea dos outros profissionais da educação de que o Or.E é apenas um disciplinador, mostrarei nessa monografia, através de pesquisa bibliográfica de  váriosautores  a real função desse profissional dentro da instituição escolar.
 
Deste modo, O trabalho esta assim estruturado, capitulo 1 traz um breve panorama histórico sobre a historia do orientador educacional. Apresenta as primeiras formas de fazer orientação ate a chegada dos moldes atuais.
 
O capitulo 2, trata a acerca, dos princípios éticos na atuação do Orientador educacional. Apresenta oscritérios para uma atuação ética e sigilosa, embasada no código de ética profissional. O capitulo 3, vem discorrendo sobre a orientação educacional e orientação vocacional. Focando nas características da orientação vocacional e seus benefícios.
 
O capitulo 4, traz a orientação educacional e o desenvolvimento físico e educacional do aluno.  Aponta sobre a orientação educacional e a família; aorientação e o aproveitamento escola, a orientação e o desenvolvimento social e, a orientação e o lazer. O capitulo 5, traz uma avaliação da atuação do orientador educacional. Por fim apresentamos as considerações finais da investigação, trazendo apontamento sobre todo trabalho.
 
CAPITULO 1 – BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Muitos foram os caminhos e transformações...
tracking img