O organismo vivo de deus na terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Organismo Vivo de Deus na Terra 


Textos: Mateus 16: 16-18 / 1 Timóteo 3: 15

A Igreja foi projetada e criada por Deus. É a Sua maneira de prover alimento espiritual para o crente e oferecer uma comunidade de fé através da qual o Evangelho é proclamado e a sua vontade progride a cada geração.

A Igreja existe como a concretização do Reino de Deus e não pode existir desvinculada destereino. É na igreja que este reino tem o seu começo e sua concretização primária.

A Igreja não é o reino, mas ela é criatura ou veículo para a extensão do reinar de Deus.

Jesus assevera em Mateus 16: 18: “...Edificarei a minha Igreja”. Essa é a primeira entre as mais de 100 (cem) referências no Novo Testamento que empregam a palavra grega primária para “Igreja”, que é ekklesia, composta com apreposição ek (fora de) e o verbo kaleõ (Chamar). Logo, ekklesia denota originalmente um grupo de cidadãos chamados e reunidos, visando um propósito específico. Portanto, A igreja é a reunião dos que foram Chamados para Fora do pecado, Fora do mundo, Fora do inferno.

O termo ekklesia, de origem grega, pode vir a designar uma congregação local, uma denominação, uma causa, a igreja de caráteruniversal ou “invisível” ou até um prédio onde se reúne um grupo de adoradores.

Entretanto, a igreja não foi criada para proporcionar a reunião dos participantes do Reino de Deus, apenas, mas principalmente para cumprir a missão deixada por Jesus. Moody (D. L.) coloca que a missão pode ser resumida em três principais aspectos: “como martyria (testemunho), diakonia (serviço) e koinonia (comunhão)”.São estas as tarefas que servem de base para compreender e cumprir a missão da igreja.

Por “missão”, entendamos propósito da igreja no mundo. Esse é um termo de importância suprema para a igreja. “Não é a igreja que tem uma missão, mas é o inverso: a missão de Cristo criou a igreja...” (Moltmann em URETA, 189).

Mais do que deixar uma igreja, Jesus deixou uma tarefa a ser cumprida por seusdiscípulos. Sem missão, não há razão para a existência da igreja.

Voltando à colocação de Moody, dos três aspectos da missão, a questão do testemunho rege o enfoque central da aplicação. “O testemunho é a missão central da igreja em todas as situações” (MOODY, 429). Esse testemunho inclui o referente à pessoa e obra de Cristo, como também os demais aspectos da aplicação da mensagem de Cristo noâmbito completo do Seu ministério. Ele deve ser aplicado em parte através do serviço cristão como também no contexto da comunhão cristã. 

Em resumo, a missão da igreja é ser testemunha de Cristo, discipulando todas as nações (Mateus 28: 18).

Para cumprir sua missão, a igreja precisa compreender que ela é um organismo vivo, a acoplação dos santos, o povo de Deus na face da terra. Tambémprecisamos, com cristãos, entender que nem todo membro da igreja local faz parte da Igreja, e nem todo aquele que não faz parte de uma igreja local visível está fora da igreja.

A igreja é muito mais do que uma congregação local e é muito mais do que uma estrutura e instituição. Usamos o retrato da igreja local como auxílio na visualização concreta das coisas. Toda a estrutura e organização elaboradapodem ser benéficas, mas deve sempre ser associada ao propósito da igreja, missão que parte de sua verdadeira natureza. A Bíblia não estabelece um sistema organizacional para a igreja, nem contraria a sua elaboração. O que ela oferece é uma missão a ser cumprida.


Quando a igreja tem consciência de seu chamado e da missão que ela tem pra cumprir, bem como entende que ela é muito mais do queaquilo que pensa (muitas vezes); que marcha perseverante e constantemente em busca do cumprimento dessa missão, então, “...As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16: 18).

Que Deus continue nos abençoando.

 É certo que a Igreja enquanto organismo é dinâmica, cheia de vida, produtora de vida, multiplicadora de si mesma. Seus elementos principais concentram-se em três prioridades...
tracking img