O nucleo celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O NÚCLEO CELULAR
O pesquisador escocês Robert Brown (1773-1858) é considerado o descobridor do núcleo celular, pois foi ele quem reconheceu que o núcleo é o componente fundamental das células. Apalavra núcleo vem do grego nux, que significa semente. Brown imaginou que o núcleo fosse a semente da célula por analogia aos frutos.
O núcleo celular é formado pela cromatina, nucléolos enucleoplasma. Nas células eucariontes, a cromatina é o resultado das moléculas de DNA com proteínas, formando um conjunto de filamentos que ficam distantes do citoplasma devido a uma membrana – a carioteca (oumembrana nuclear) – que possui vários poros. Nas procariontes, o material hereditário fica imerso no liquido citoplasmático.
CARIOTECA
A carioteca separa o material nuclear do citoplasma. É formadapor duas membranas lipoproteicas. Essas membranas são separadas entre si por um espaço denominado cavidade perinuclear.
A membrana externa da carioteca tem uma comunicação com o reticulo endoplasmáticogranuloso, que apresentam inclusive ribossomos aderidos a ela.
A carioteca apresenta “poros” delimitando espaços através dos quais ocorroes trocas de substancias entre núcleo e citoplasma. Em cadaporo há um complexo de proteínas que regula a entrada e a saída de substancias, para que haja controle do que entra e sai do núcleo.
CROMATINA E NUCLEOPLASMA
A cromatina vem do grego Chroma, quesignifica cor.
O aspecto da cromatina é de uma massa formada por vários fios longos e finos, cada um formado por uma longa molécula de DNA, associada a molécula histonas, um tipo especial de proteína.Esses fios são os cromossomos. Eles não se individualizam, somente quando a célula entra em divisão é possível ver os cromossomos individualizados, pois ocorre a condensação da cromatina, ou seja, osfios sofrem espiralização, tornando-se mais curtos e espessos. Há uma região que recebe o nome de heterocromatina, que corresponde a regiões menos coradas, pois os filamentos estão mais condensados, e...
tracking img