O novo mundo americano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A leitura retrata a estranheza e a admiração com o qual foram feitas as disputas pelas terras da América, desde o descontentamento do inglês para com a partilha das terras entre Portugal e Espanha, pois questionava sua parte nessa partilha, que segundo eles era ilícita, assim ao invés de buscas colonizarem, passou a saquear e roubas as naus dos lusos – hispânicos que vinham das colônias por eledominadas.
Para os ingleses o que se tinha de relatos sobre o Novo Mundo era algo magnífico que os remetia a ilusão, a utopia do paraíso que a Igreja Católica tanto relatava em suas escrituras sagradas, que foram reafirmadas nos escritos dos primeiros europeus que ali estiveram como nos relatos de J. SMITH, onde escreve sobre as maravilhas que se encontrava na terra do Novo Mundo; tanto na fauna,quanto na flora.
Dentre os relatos também estavam à visão européia em relação ao gentio da terra e sua perfeita harmonia com a natureza. Visto que, eram retratados na Europa sobre forte influencia das teorias artísticas renascentistas, que estavam no auge no período das colonizações.
Diante dos relatos apresentam um Novo Mundo pela visão religiosa, enaltecendo a beleza e a utopia. Mas diante devarias tentativas que acabam por ser no mesmo período governamental da Rainha Elizabeth I, que incentivados por sua coragem e de certa forma inteligência enquanto estrategistas políticas guerreavam com a Espanha com a intenção de melhorar a indústria naval que trazia consigo todo o poder e as vitorias inglesas no mar.
Assim a Rainha ignorava a divisão do Tradado de Tordesilhas e permitia que sefizesse a busca colonizatória na América. Essa primeira expedição financiada e incentivada pela coroa inglesa chega a América e batiza o local ocupado de Virginia em homenagem a Rainha.
De certo ponto de vista a ocupação inglesa irá se parecer com o domínio e ocupação ibérica, pois asseguravam direitos aos colonizadores; pois tinham a mesma necessidade de acumular metais que os demais países daEuropa, devido aos processos que haviam passado de constantes guerras, derrotas, sendo de grande importância para a ocupação territorial.
Essa experiência inicial acaba fracassada em virtude dos ataques que sofriam por parte dos indígenas, as várias doenças que acometiam os colonizadores, levando a Inglaterra ao desinteresse colonizatório. Mas é no século XVII que a Inglaterra retoma o processoocupacional colonizatório, reorganizando-se para tal, concedendo benefícios para aqueles que aceitavam a presença dos indígenas e também os aceitava diante de um processo de conversão religiosa, pois assim seria mais fácil tê-los como civilizados, da mesma forma que se faziam nas colônias luso – espanholas, pois não premiavam um projeto de integração colonizador – colonizado.
Assim para a Américavinham aqueles que fugiam do campo e eram também perseguidos nos centros urbanos, por estar à margem da sociedade, devido a falta de recursos para mantê-los. Esses eram enviados para as colônias com a promessa de um local prospero, despertando a ganância e a busca por dias melhores; traziam consigo o conhecimento agrícola e a força de trabalho para desbravar e colonizar, afinal esses indivíduosincomodava e não traziam lucros nas metrópole, e que na colônia poderiam ser negociados enquanto força de trabalho ou simplesmente como mão – de – obra.
Havia então na colônia com os “deportados” pela Inglaterra, que serviam como uma espécie de escravos para que posteriormente alcançassem seu lugar, sendo feitos de escravos brancos. Mas mesmo “deportados”, o que ainda valia para essas pessoas eraa importância dada a religião, já que eram em sua maioria protestantes , e esta estimulava também a educação, para que a Inglaterra era importante, pois o que era enviado para a colônia tinha que ser consumido, proporcionando um processo rotativo de economia.
Assim a educação formal passa a fazer parte da estrutura colonial, pois era amplamente apoiada pela igreja protestante. Utilizavam desses...
tracking img