O nome da rosa

Páginas: 4 (858 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
RELATÓRIO SOBRE O FILME “O NOME DA ROSA”


O filme “O nome da rosa” ocorre em um mosteiro na Itália Medieval, onde de um lado estavam os humanistas racionalistas e do outro os místicos com visãoextremamente pessimista da realidade.
O filme é de caráter totalmente filosófico, pois é baseado na busca da verdade e no uso da razão.O filme ocorria durante o período Renascentista, exatamenteporque o Renascimento era conhecido como o período que pregava a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural.
A história do filme é baseada em um livro, cujo qual haviasido escrito pelo grande filosofo Sócrates e o mesmo falava sobre o riso:” Talvez a tarefa de quem ama os homens seja fazer rir da verdade, porque a única verdade é aprendermos a nos libertar da paixãoinsana pela verdade”, esse era o pensamento que o livro passava a quem o lia.(frase dita durante o filme).
Esse livro continha informações secretas que não podem ser lidas por todos, só para quemestava sobre o poder, quem conseguia chegar até esse livro e lê-lo era morto.
Com essas mortes acontecendo o monge William de Baskeville que por sua vez era renascentista e franciscano utilizou daciência e da razão para tentar desvendar esse grande mistério e dar solução a tudo isso. William era um filosofo que gostava de investigar, questionar, duvidar e interrogar antes de chegar a algumaconclusão, ainda que para isso arriscasse sua vida pagando um preço alto.
Durante a busca pela descoberta das mortes o filme mostra a disputa entre o misticismo e o racionalismo, e principalmente odesejo da igreja em manter o poder absoluto cerceando o direito a liberdade de todos. A igreja não aceitava que pessoas que não tivessem no poder( pessoas que fossem comum, pobres e analfabetos) tivessemacesso aos significados de seus dogmas ( os fundamentos da igreja), e muito menos que questionassem ou fossem contra eles. Com tudo isso, para definir o poder sobre o povo houve a inauguração da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Nome da Rosa
  • o nome da rosa
  • O nome da rosa
  • O nome da rosa
  • O nome da rosa
  • nome da rosa
  • nome da rosa
  • o nome da rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!