O nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O NOME DA ROSA

Eduardo – Adriana – José Renilson
Professor Nelson
Instituto Teológico Quadrangular
Curso Livre em Teologia – Introdução à Teologia
26/03/12

RESUMO

Neste resumo iremosfalar de um monge franciscano, Wiliam de Baskerville e de um noviço que o acompanha, onde eles se deslocam até o mosteiro com a finalidade de participar de um conclave para decidir se a igreja deve doarparte de sua riqueza, mas acabam tendo que desvendar uma série de assassinatos que vinham acontecendo naquele mosteiro.


PALAVRAS-CHAVE: O nome da Rosa.


1 INTRODUÇÃO

Em 1327, em ummosteiro localizado na Itália, várias mortes vem acontecendo, vitimas aparecem sempre com os dedos e línguas manchadas de tinta. O mosteiro tem uma grande biblioteca, onde guardam publicações sacras eprofanas, onde somente alguns monges tinham acesso. Devido tantas mortes Wiliam de Baskerville começa a investigar e consegue desvendar o verdadeiro motivo dos crimes.

2 RAZÃO - DEFINIÇÃO

Osfilósofos pagãos põem a razão como único guia de vida, de sabedoria e conduta; porém, a filosofia cristã demanda que rendamos nossa razão ao Espírito Santo, o que significa que já não vivemos para nós mesmos,mas que Cristo vive e reina em nós.

Toda verdade proclamada referente a Cristo é completamente sem sentido pelo prisma do juízo humano. No tocante ao Reino de Deus e a tudo quanto se acharelacionado à vida espiritual, a luz da razão humana difere pouquíssimo das trevas; pois antes de ser-lhe mostrado o caminho, ela é extinta.

De acordo com Ferreira (2006, p.183) “O evangelho não é umadoutrina da fala, mas de vida”. Não se pode assimilá-lo por meio da razão e da memória, única e exclusivamente, pois só se chega a compreendê-lo totalmente quando Ele possui toda a alma e penetra no maisprofundo do coração.


3 LUTERO E A REFORMA

A intenção de Lutero não era reformar a Igreja, mas sim procurava apartar as almas da perdição, do engano e dos abusos da Igreja Católica. A venda...
tracking img