o negro na sociedade brasileira contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Negro Na Sociedade Brasileira Contemporânea.
A superação da ideia de raça.
As variedades de aparência entre os homens fizeram que, [...] eles fossem classificados a partir de determinadas características físicas, [...] se antes estas diferenças eram atribuídas a determinações biológicas que faziam que os diferentes tipos humanos fossem considerados mais ou menos desenvolvidos, hoje em dia,como conhecimento substituído pela genética [...] esta provado que as raças humanas não existem do ponto de vista biológico. Todos os homens são extremamente parecidos em termos genéticos, sendo as diferenças de aparência resultado das adaptações ao meio ambiente pelas as quais as populações passaram [...]
A cor da pele [...] é resultado da adaptação das populações aos diferentes níveis deradiação ultravioleta existentes nos diferentes continentes [...] Ela é determinada pelo tipo e pela quantidade de um pigmento chamado melanina e sua variação é controlada por quatro ou seis genes [...] também outras características da aparência física, como a textura do cabelo e o formato do nariz e dos lábios, que eram usadas na definição de tipos raciais, dependem de um numero muito pequeno de genes.Assim, a genética, ao mostrar que a discussão racial envolve 0,0005% do genoma humano, provou que a nação de raça não esta fundada em evidências biológicas e sim em distinções culturais...
A ideia de raça, que remete a aparência física e a região de origem, esta na base do preconceito, que pode tanto se referir a uma marca, como a cor, quanto a uma origem, como o continente Africano. No Brasil,o preconceito de marca, isto é, em relação à cor da pessoa, é o mais evidente [...] vendo as coisas desta forma, que era predominante no Brasil, como o país poderia se desenvolver se a maioria da sua população era composta de pessoas negras e mestiças, consideradas pertencentes a raças inferiores e, portanto, menos aptas a construir uma nação desenvolvida?
Em 1889, [...] o império brasileiro foisubstituído por uma republica, [...]. No novo regime político, as ideias da superioridade de raça branca e de que os negros eram obstáculos para evolução do País ganharam força, alimentando os projetos de estímulo à imigração de Europeus E Asiáticos para substituir os escravos libertados.[...]
[...] Conforme essa maneira de ver as coisas, para o Brasil atingir o mesmo nível das nações maisdesenvolvidas deveria eliminar seu lado africano e negro.
Com a mecanização da produção e o desenvolvimento da indústria ocorrida a partir do século XX, os fazendeiros e os empresários buscaram uma mão de obra mais especializada. Esse poderia ser outro fator de favorecimento da imigração Europeia, uma vez que os ex-escravos e a população negra em geral na maior parte das vezes não haviam recebidonenhum tipo de educação forma escolar ou técnica. [...] Dessa forma fica evidente que o fator racial foi elemento de peso nas políticas que privilegiavam o italiano e o japonês em detrimento do afrodescendente que já estavam no Brasil.[...].
O ex-escravo que trabalhava no campo muitas vezes preferiu permanecer nas áreas rurais, [...], geralmente em sistemas de parceria nos quais cedia parte da suaprodução ao dono da terra que cultivava. [...] a partir da década de 1930, a migração de negros e seus descendentes rumo às cidades cresceu cada vez mais, [...] desempenhavam as funções mais subalternas, uma vez que só alguns [...] conseguiam se educar, prosperar nos negócios e ascender socialmente. [...].
Os afro-brasileiros que já moravam nas cidades, [...], conseguiram ter mais acessos aos meiosde aprimoramento profissional, educação e ascensão social. [...].
No novo quadro econômico, social e político criado a partir do século XX, [...]. Movimentos populares exigiam uma gama variada de direitos que visava maior igualdade entre as diferentes categorias sociais, assim como entre homens e mulheres, e algumas comunidades negras também passaram a reivindicar o seu espaço [...] .
Entre...
tracking img