O mundo do trabalho e das profissoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO 1
2 RELAÇÃO DE TRABALHO 2
2.1 CONCEITO DE TRABALHO 2
2.2 O MUNDO DO TRABALHO EM DIFERENTES SOCIEDADES 4
2.3 A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO ASSALARIADO 7
3 PROFISSÕES 10
3.1 REDES DE COMPUTADORES 10
3.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO 11
3.3 ENGENHARIA DE SISTEMAS 13
3.4 ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES 14
3.5 ENGENHARIA AERONÁUTICA 16
4 TENDÊNCIAS DO MUNDO DO TRABALHO 18
4.1REGIÃO SUL – MAIS DE 5 MILHÕES DE CONSUMIDORES 18
4.2 SUCESSO NAS REDES SOCIAIS 18
4.3PENSE BEM, FAÇA MAIS 21
5 CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO
Trabalhar é distinguir-se dos animais e tornar-se humano. Sociabilizar-se é adquirir condições para viver em sociedade.
Na fase inicial deste estudo são apresentados conceitos de trabalho e um pouco de sua história no decorrer do tempoe nas diferentes sociedades e com os diferentes costumes. Esse capítulo explica como era feita a divisões, organização escravidão e exploração do trabalho nestas sociedades conforme o tempo.
São varias as profissões, no entanto este estudo destaca-se apenas cinco. Neste capitulo procurou-se destacar profissões na área da tecnologia e informática e foram abordadas as principais informações do seumercado de trabalho e cursos para forma profissional nas respectivas áreas.
Neste ultimo capitulo são apresentadas as principais tendências de trabalho da atualidade na região sul do Brasil, sobre o sucesso das redes sociais e sobre a forma de pensa e sua relevância de bater metas e como organizar ideias para obter mais resultados.
"O primeiro pressuposto de toda história humana é,naturalmente, a existência de indivíduos humanos vivos. O primeiro ato histórico destes indivíduos, pelo qual se distinguem dos animais, não é o fato de pensar, mas o de produzir seus meios de vida" (MARX, 1986, p. 22 – in O Trabalho Humano, p.5).



2 RELAÇÃO DE TRABALHO
2.1 CONCEITO DE TRABALHO
2.1.1 O que é trabalho
A palavra trabalho originou-se do latim tripalium, que era um instrumentoagrícola utilizado pelos romanos para bater cereais. Em português, a palavra originou-se vinculada as idéias de padecimento, sofrimento, esforço, laborar e obrar.
Na filosofia, o trabalho é visto como expressão das forças espirituais e corporais em atividade, tendo em vista um fim que deve ser alcançado, sendo que pode existir uma separação entre o trabalho intelectual e braçal. Para os filósofos quecompartilham do pensamento de Marx, o que distingue o trabalho humano do dos animais é que no ser humano há consciência e intencionalidade, enquanto os animais trabalham por instinto, sem consciência.
Já na linguagem bíblica, trabalho está relacionado à maldição divina, o trabalho também se relaciona com o pensamento de que aquele que não contribui com seu trabalho não tem direito. É por meio deesforço doloroso que o homem sobrevive. Mesmo assim o homem continua totalmente dependente de Deus.
2.1.2 O trabalho e sua valorização
Durante boa parte da história o trabalho foi visto como atividade desvalorizada, como expressão da miséria humana. Dessa forma, a necessidade limita a liberdade do homem e tudo que se destinava ao produzir e comercializar, ficava a cargo dos escravos.
Durante aIdade Média seguiu-se o referencial católico do trabalho como castigo, sofrimento, penitencia dos servos, já que os nobres não deveriam trabalhar.
Somente na modernidade que o trabalho passou a ser valorizado. Neste período, o trabalho foi idealizado como um símbolo de liberdade, transformação da natureza das coisas e da sociedade.
A valorização do trabalho se deu com a difusão das idéiasrenascentistas e iluministas. No Renascimento o trabalho passa a ser visto como estímulo para o desenvolvimento dos seres humanos e como expressão de personalidade ao tornar o sujeito um criador por sua atividade. Mas foi no Iluminismo que o trabalho que o trabalho foi exaltado ao lado da técnica. O trabalho passou a ser exaltado como fonte de todas as riquezas e valor social.
2.1.3 O mundo do...
tracking img