O mundo antes das cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.O mundo antes da primeira cruzada
No ocidente
As cruzadas tiveram origem, na idade média, com a divisão do Imperio Carolíngio(de Carlos Magno) e a conversão dos povos bárbaros ao cristianismo.Os árabes Ominíaas haviam conquistado o norte da Áfica, o Egito, a Palestina, a Síria e invadido a Península Ibérica, onde a religião oficial era o cristianismo. Fato esse que propiciou a união doscristãos com o resplado das ordens militares e de mercenários por todo o continente europeu, com o objetivo de expulsar os muçulmos da Península Ibérica.
No ano de 1009 o califa fatímida Al Hakim-BiAmr Affah ordenou a destruição da igreja do Sanro Sepulcro, que era a mais sagrada igreja católica, em Jerusalém, gerando insatisafações entre os cristãos. Para complicar ainda mais a situação, osOmíadas e várias dinastias muçulmansas instalaram-se na península Itálica.Assim, várias cidades estados de Pisa e Gênova na itália e o império Bizantino entraram em confronto com os muçulmanos pelocontrole do Mediterrâneo( mar que liga o Ocidente com o Oriente). Daí, da-se início a idéia de uma guerra santa onde envolveria vários interesses; político-ideológicos, econômicos e religiosos.Com isso,surge assim uma influente organização com o objetivo de estabelecer uma nova organização da religião cristã, centralizar do poder papal, onde o papado desejava ser o susserano de todos os reinoseupropeus, sancionando assim guerras santas contra as nações hereges que não aceitassem o poder e o domínio da Igreja católica.
Nasce então,a união dos reinos cristãos sob a orientação e supervisão dopapa,e a criação de um exército para combater o Islão. Essa união tinha como propósito reaver terras e construções tomadas e dominadas pelos muçulmanos, que deviam ser libertadas, principalmente osagrado Santo Sepulcro, e lugares santos que sofriam a heresia do dompinio dos infiéis.
Houve várias tentativas de libertar as terras santas das mãos dos infiéis, entre elas podemos citar a atuação do...
tracking img