o movimento negro na ultima decada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


Casa de Cultura Afro-Indígena: educação, identidade e ancestralidade

Histórico
A cultura do Brasil é constituída da miscigenação étnica cultural de três povos. Os indígenas, os africanos eos europeus. Nesse recorte os povos indígenas e africanos são os que mais influenciaram, visto que suas práticas do cotidiano são baseadas na religiosidade mitológica de suas ancestralidades. Orespeito aos idosos por serem os detentores do conhecimento através de suas experiências e também pela perpetuação de seus costumes e sabedorias que são passados por eles através da oralidade. Nocomprometimento com as causas ecológicas, já que a natureza é fonte permanente e integrada de seus cultos e sem ela não há culto.
O segmento religioso de matriz africana, enquanto parte integrante do contextosócio histórico da identidade de resistência da cultura afro na cidade de Maceió tem relevância porque integra educação, cidadania e identidade. Por se tratar de uma das formas de resistir à condiçãoque aqui chegaram, de indivíduos “sem alma” e sem referencial, com apenas uma única função a de produzir para a manutenção da colônia e da corte portuguesa. Sendo desde inicio de suas práticas umaexpressão de articulação contra opressão, de acolhimento aos que se equiparavam aos africanos como é o caso dos povos indígenas que foram classificados como “os negros da terra”. Pontuando que de taispráticas religiosas nasce à capoeira e alguns folguedos alagoanos, como o maracatu, coco de roda, maculelê entre outros.
A forma de resistência e as tradições do segmento religioso negro e indígenaalagoano, visto que as práticas religiosas africanas e indígenas se fundem por uma necessidade de concentração de forças para preservas suas tradições e identidades surgindo o culto de jurema, queatualmente a maioria das casas de matriz africana presta culto, seguindo seu próprio calendário litúrgico já que assim como a igreja católica tem uma liturgia os cultos afros brasileiros também têm a...
tracking img