O movimento de higiene mental e a emergência do serviço social no brasil e no rio de janeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O movimento de higiene mental e a emergência do serviço social no Brasil e no Rio de Janeiro.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. O movimento de higiene mental e a emergência do serviço social no Brasil e no Rio de Janeiro. Saúde mental e serviço social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade. São Paulo, Cortez. Parte II. 2000 (pp.127- 180).



Introdução

“Este trabalhoconstitui parte dos resultados da pesquisa integrada coordenada pelo autor intitulada “Serviço social, abordagens psicossociais e saúde mental n Brasil” que visou em primeira etapa investigar e sistematizar as diversas formas de inserção histórica do Serviço Social no campo da saúde mental,bem como analisar as diversas abordagens psicossociais que sustentam essa inserção.“ (p. 127)

“Parasistematização dos resultados da pesquisa para esse período, propomos o seguinte esquema”:

a) uma rápida introdução história e descritiva do movimento de higiene mental;

b) a formulação e a verificação das seguintes hipóteses concernentes a sua relação com o processo de constituição da profissão nos Estados Unidos, na Europa e, principalmente, no Brasil, a saber:” (p. 128)

“Omovimento de higiene mental se difundiu fortemente na Europa no inicio da década de 20 [...]” (p. 128)

“O contexto histórico e político brasileiro de desenvolvimento dos serviços como iniciativa de Estado e da emergência das primeiras escolas de Serviço Social, foi fortemente marcado pelas abordagens e pela ação política do movimento de higiene mental, em relação ao qual o Serviço Socialcatólico se aliou, numa relação de complementaridade e de demarcação de áreas de competência”. (p. 129)

“O serviço Social doutrinário católico brasileiro (...) além de ter embutida uma influencia higienista (...) abriu um espaço para uma formação higienista explícita e direta no currículo de suas escolas”. (p. 129)

“Essas disciplinas higienistas vão se manter nos currículos das escolascariocas e fluminenses até a mudança curricular feita pelo conselho federal de Educação”. (p. 129)

“Essa presença higienistas nos primórdios da profissão não vem sendo devidamente reconhecida pela historiografia da profissão no Brasil, apesar da diversificação e flexibilização das interpretações históricas sobre a profissão”. (p. 129)

“A presença da influencia norte-americana, nãosignificou uma ruptura com os primórdios fundamentais da tradição higienista e doutrinaria católica e sim apenas o aprofundamento e complexificação de algumas de seus componentes ,através da influencia da psicanálise inspirarada na psicologia do ego,tendo em vista que esta última abordagem significou uma clara continuidade da perspectiva higienista nos Estados Unidos”. (p. 129)

“A presençadireta do Serviço Social em serviços de saúde mental no Brasil se inicia sob inicia sob inspiração direta do modelo das “Child Guidance Clinics”proposto como estratégia de diagnóstico e tratamento de crianças-problema” e implementação da educação da educação higiênica nas escoladas e na família”. (p. 130)

1 - ORIGENS HISTÓRICAS E TEÓRICAS, E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOVIMENTO DEHIGIENE MENTAL

“A literatura especializada sobre o movimento de higiene mental (...) indica antecedentes no higienismo associado à medicina social (...) mas tem suas raízes mais especificamente psiquiátricas nos meados do século XIX, na França, com uma mudança interna profunda na dinâmica teórica desse campo de conhecimento, com a publicação do tratado dos degenerescências de Morel. Se apsiquiatria até então se centrava na semiologia, ou seja, no estudo e descrição dos sintomas e sinais visíveis da doença, com Morel a preocupação se desloca para a etiologia dela, para as causas e a gênese da doença.” (p. 130)

“A mudança implica um claro deslocamento do campo de exercício do tratamento moral psiquiátrico para fora do asilo.Segundo Morel, até aquele momento, a sociedade tinha...
tracking img