O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Monge e o Executivo

"E importante tratar outros seres humanos exatamente como você gostaria que eles o tratassem", o grande paradoxo é que para liderar você deve servir. Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver.

Todos vocês têm cargos de liderança e pessoas confiadas aos seus cuidados. Eu gostaria de desafiá-los esta semana a começarem arefletir sobre a terrível responsabilidade que assumiram quando optaram por serem líderes. Isso mesmo, cada um de vocês se comprometeu voluntariamente a ser pai ou mãe, esposo ou esposa, chefe, treinador ou treinadora, professor ou professora, ou o que quer que seja. Ninguém forçou vocês a desempenhar nenhum desses papéis, e vocês estão livres para deixá-los quando quiserem. Há muita coisa em jogo eas pessoas contam com vocês.
O papel do líder é extremamente exigente. Lembrem-se de que sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança. Exercer influência sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponível para todos, mas requer uma enorme doação pessoal. Você gerencia coisas e lidera pessoas. Liderança: É a habilidade deinfluenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Mas fica a impressão de que, ao nos comportarmos assim, estamos manipulando as pessoas. Mas isso não é verdade, pois manipulação, por definição, é influenciar pessoas para benefício pessoal. Acho que o modelo de liderança que estamos tratando defende influenciar as pessoasem busca de um benefício mútuo.
Uma habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida. Afirmo que liderança - influenciar os outros é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. Saber como o líder consegue envolver as pessoas do "pescoço para cima" em vez da antiga idéia de "nós só queremos você do pescoço para baixo" éfundamental compreender a diferença entre poder e autoridade. Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. "Faça isso senão...". Autoridade é habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. E notem que poder é definido como uma faculdade,enquanto autoridade é definida como uma habilidade. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, o seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. O desafio para o líder é escolher os traços de caráter que precisam ser trabalhados e aplicar-lhes um bônus.
Desafiar-nos para mudar nossos hábitos, nosso caráter, nossanatureza. Isso requer uma escolha e muito esforço. Em palavras simples, liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo a tarefa e o relacionamento. É comum o líder perder o equilíbrio, se concentrando apenas em uma das dinâmicas em detrimento da outra. Se nosconcentrarmos em tarefas e não em relacionamentos, podemos ter transferências, rebeliões, má qualidade de trabalho, baixo compromisso, baixa confiança e outros sintomas indesejáveis. Então, a chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. Acho que isso deve estar mudando um pouco, mas a maioria das pessoas é promovida a cargos de liderança por causa de suasaptidões técnicas reveladas no desempenho das tarefas. E uma armadilha contra a qual fui alertado muitas vezes em minha carreira. Em certa ocasião promovemos nosso melhor operador de retro escavadeira a supervisor e acabei percebendo que tínhamos criado dois novos problemas. Passamos a ter um mau supervisor e perdemos nosso melhor operador de retro escavadeira. Mas, como existe um conceito de...
tracking img