O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JAMES C. HUNTER é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha.

Chefe da J.D. Hunter Associados, umaempresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com os seus ensinamentos, tem criado uma nova cultura do que é verdadeiramente a Liderança. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como palestrante, na área de Liderança. Seus clientes incluem algumas das mais admiradas empresas do mundo, como Nestlé, American Express, Procter&Gamble, entre outros.


PerfilNasceu em: Detroit – Michigan
No dia: 26 de junho de 1955
Música: Easy Listening e Folk
Livro: A Bíblia, principalmente o livro de João.
Filme: Questão de Honra
Frase: “O que pensamos e no que acreditamos traz, no final, uma conseqüência pequena. A única coisa que traz grandes conseqüências é o que fazemos” (John Ruskin).
Esporte: Futebol americano
Viagem: Parque Nacional Yosemite, naCalifórnia
Ele por ele mesmo: “Sou um pai cristão e um marido que vislumbra glorificar Deus através de sua vida”.
Virtude: Ensinar os princípios de liderança
Defeito: Falta de disciplina em tornar-se mais ativo fisicamente.






















Capítulo 1

AS DEFINIÇÕES

Neste capítulo o autor preocupa-se com as definições de poder, autoridade e limites, fazendo comque o grupo seja o responsável pela aventura de rever conceitos em cinco outros personagens, construa, a partir do diálogo, suas próprias apreensões sobre os temas. Ouvir, estar atento ao que se passa é um dos aspectos principais do líder, além dos aspectos morais e éticos.
Ao exercício da liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderançae gerência: na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia coisas. O líder influencia os outros.
Para James Hunter, é a qualidade de caráter de cada pessoa que faz a importância dos relacionamentos, pois ao trabalhar com pessoas o que deve ser objetivado é a tarefa a ser realizada sem desprezar os relacionamentos.
Neste sentido, liderança é executar as tarefasenquanto se constrói em relacionamentos, que sejam frutos de relações saudáveis, onde as necessidades legítimas sejam trabalhadas como princípio de qualidade de caráter e os comportamentos habituais sejam escolhidos num esforço de relacionamento que, para ser bem sucedido, é obtido a partir da confiança.






























Capítulo 2

O VELHO PARADIGMAA discussão vai além da importância de sermos bons ouvintes, mostrando-nos que interromper as pessoas no meio de uma frase é enviar algumas mensagens negativas, o que demonstra que estamos com a cabeça ocupada com a resposta, mesmo sem prestar muita atenção no que o outro diz.
James Hunter chama a atenção para o fato de que se não se ouve realmente, não se valoriza a opinião alheia. Ressalta queos sentimentos de respeito são essenciais para que se lidere um determinado grupo e que no inconsciente e nos sonhos existem muitas riquezas.
Dentro do contexto Simeão personagem criado por James Hunter relembra que não são as coisas materiais que trazem alegria na vida e que os maiores prazeres da vida são totalmente grátis.
É interessante o modo como James Hunter explica o que é paradigma.No dicionário Aurélio paradigma é: modelo, padrão, protótipo. Simeão explica que paradigma é percebido como uma boa palavra, um filtro através do qual o nosso pensar chega às decisões. Demonstra a necessidade de desafiarmos nossos paradigmas à compreensão do mundo exterior e de suas noções sobre o que é progresso. Explica que agarra-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados...
tracking img