Resumo livro ponto de virada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Ponto da Virada, explica o autor, é justamente o momento em que pequenas mudanças entram em ebulição, fazendo com que uma tendência ou um comportamento dê uma guinada e se alastre. Ou se acabe.
O autor reconhece que pequenas mudanças no comportamento podem fazer surtir grandes efeitos, e que tais mudanças ocorrem rapidamente e em um momento decisivo. A possibilidade demudança súbita é a essência do Ponto de Virada.
Nossa maneira de ser e agir é algo orientado não somente pelos nossos genes, mas também pela influência extrema do ambiente em que vivemos e da personalidade e comportamento das pessoas que nos cercam.
Segundo Gladwell, o mundo, por mais que queiramos, não corresponde àquilo que a nossa intuição nos diz. As pessoas que têm sucesso na criaçãode uma epidemia social testam sua forma de ver as coisas e a adaptam para que a inovação possa ser assimilada e disseminada.
"Quando procuramos fazer com que uma ideia, uma atitude ou um produto alcance o Ponto da Virada, estamos tentando mudar o nosso público em algum aspecto, pequeno, porém crítico: pretendemos contaminá-lo, arrebatá-lo com nossa epidemia, fazer com que passe da hostilidadepara a aceitação", conclui ele.
O Ponto da Virada dos clássicos sapatos Hush Puppies, que eram fabricados pela Wolverine, ocorreu por volta do fim de 1994 e o início de 1995. Até então, as vendas haviam caído para 30 mil pares por ano, a maioria para o comércio de ponta de estoque do interior do país e lojinhas administradas por famílias de cidades pequenas. A Wolverine, já pensava eminterromper a produção quando algo estranho aconteceu. Durante uma sessão de fotos de moda, dois executivos da empresa - Owen Baxter e Geoffrey Lewis – encontraram-se por acaso com um estilista de Nova York que lhes disse que os clássicos Hush Puppies eram a última moda nos clubes noturnos e bares do centro de Manhattan.
Os executivos Baxter e Lewis, não entendiam a repentina informação de que amarca ainda fazia sucesso, por acreditarem que estava tão fora de moda. "Diziam que até Isaac Mizrahi, famoso designe de moda, usava".
Em 1995, as coisas começaram a acontecer com o desejo de alguns designers de moda em adquirir os Hush Puppies para suas coleções. Com isso, em 1995 a empresa vendeu 430 mil pares de modelo clássico e no ano seguinte, quatro vezes mais, até o sapato voltarem aser uma peça básica no guarda-roupa do jovem americano.
Em 1996, durante o jantar do Council of Fashion Designers, no Lincoln Center, o presidente da Hush Puppies subiu ao palco ao lado de Calvin Klein e Donna Karan para receber o prêmio pelo melhor acessório - uma conquista com a qual, como ele foi o primeiro a reconhecer, sua empresa quase nada tinha a ver.
Tudo aconteceu com aquelesmeninos irreverentes que não tinham intenção de promover os Hush Puppies. Eles usavam os sapatos exatamente porque ninguém usava e isso agradou a dois designers de moda que os calçaram para promover a alta costura. Os sapatos foram um toque acidental e ninguém tinha intenção de fazer estilo com eles, o que de alguma forma ocorreu e os sapatos emplacaram de forma que invadiram todos os shoppings dosEstados Unidos em dois anos.
Segundo Malcolm Gladwell, é graças a isso que se propagam os fenômenos que ele chama de epidemias sociais.
Desempenhando um papel essencial nessas epidemias estão três tipos de agentes que o autor chama de:

1.Regras dos eleitos:
• Experts: Indivíduos que atuam como "bancos de dados", fornecendo a mensagem, são vistos como uma fonte segura deinformações.
• Comunicadores ou "cola social": Que espalham a informação.
• Vendedores: Pessoas capazes de nos convencer quando não acreditamos no que estamos ouvindo, estes são responsáveis a fazer as pessoas a aderirem ou se contagiarem por uma epidemia social, demonstra um grande poder de persuasão com seus discursos coerentes e convincentes, são pessoas comunicativas.
Gladwell nos apresenta...
tracking img