O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte I – O Monge e o Executivo
1. No Livro: O Monge e o Executivo - no capítulo três, os temas voltam-se para a percepção primeira que temos dos fatos e das coisas, ressaltando que as coisas nem sempre são como parecem ser e o cuidado que devemos ter antes de fazer julgamentos rápidos. Apresente uma análise de que maneira o conteúdo desse capítulo, pode ser usado na elaboração de um plano denegócio.
R: Para a elaboração do plano de negócio, é necessário ter, antes de tudo, amor ao negócio, tendo a noção que pode ocorrer fracassos, derrotas e até mesmo a falência prematura. É preciso dedicar-se de corpo e alma ao negócio pretendido, é necessário ter vontade de fazer, ter amor, e principalmente se sacrificar pelo projeto, pois o sacrifício traz a influência e este propicia a habilidadede liderar, que é fundamental para elevar os níveis da empresa, seja o lado humano (que condiz com boas relações no trabalho, satisfação, boa vontade dos funcionários, pró-atividade etc.) ou financeiro(lucros, crescimento físico, inovações em serviços e etc.). Para liderar é preciso servir, e servir é ouvir, planejar, atuar ao lado dos funcionários, ouvir suas opiniões e considerar de vitalimportância, pois é fundamental que haja opiniões diferentes para que sejam discutidas formas alternativas de tomar posições, dessa forma, com todos esses conjuntos citados, certamente a construção e finalização do Plano de Negócio só tende a caminhar para o lado positivo, para o lado mais concreto e rentável.
2. No capítulo, “O ambiente”, John, em sua conversa com Simeão, fala sobre suasdificuldades de amar a sim mesmo e aos outros. Simeão, então com sabedoria lhe fala sobre o amor, sobre Deus e sobre a fé, mostrando-nos o quão complexo é viver. Destaque quais são os valores instrumentais e terminais Simeão. E os dos componentes do grupo do projeto integrador.
R: Simeão deixa claro que para dar bons frutos, é necessário que haja cuidado e atenção durante o crescimento das plantas, fazendouma metáfora com um jardim e as pessoas. É necessário atenção, cuidado, amor, obediência e outros aspectos para que essas “plantas” cresçam saudáveis e se tornem grandes profissionais, trabalhando todos juntos por uma mesma causa, um objetivo em comum, comparação essa que poderá ser aplicada no grupo do projeto integrador, onde há esforço, atenção, cuidado, amor ao negocio e demasiada vontade dosintegrantes para um resultado em comum. No fim, essas características terão independentemente da forma que são aplicadas ou de questões externas, o objetivo de produzir um trabalho realmente bom, um projeto que as pessoas se impressionem e elogiem, que as pessoas tenham vontade ver, ler e questionar sobre.
3. Qual a única regra que Len Hoffman estabeleceu ao grupo por ocasião dos encontros?Justifique se essa regra é praticada em grande parte das empresas e por quais razões?
R: Ouvir, estar atento ao que outros vão dizer e respeitar. Acreditamos que não, a maioria das empresas não dá ouvidos a todos ou maioria dos colaboradores, exceto alguns lideres da parte mais baixa da hierarquia. Isso se deve pelo fato de que, na nossa opinião, as empresas acreditarem que os funcionarios daoperação, por exemplo, não contarem com conhecimento mais “elevado”, uma capacidade de raciocinio ou habilidades de decisão mais elaboradas, pois acreditam que, de forma um tanto preconcentuosa, são ignorantes e não são capazes de dar boas ideias, soluções de problemas internos ou serem capazes de realizar restratégias importantes no mercado. Muitas vezes, mesmo a parte mais alta do poder de uma empresatambém não ouve uma pessoa do mesmo cargo ou um pouco mais abaixo devido ao fato de sua mente estar fechada somente aos seus raciocinios, as suas lógicas e achar que somente suas estratégias, suas tentativas e investidas estarão corretas, um tipo de medo, digamos assim, assombra a sua capacidade de mandar, ordenar, fazer acontecer, acreditando, essas pessoas, que somente elas são capazes e as...
tracking img