Releitura de obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIEDADE E SUA VISÃO DO EMPREENDEDORISMO
O Empreendedorismo, da forma como foi encarado a partir dos meados do Século XX, passou a ser estudado e analisado com mais cuidado. Afinal, houve um entendimento da sua importância em alguns países mais desenvolvidos.
Isso os levou a sistematizar o comportamento empreendedor e a construir métodos para levar o conhecimento necessário ao empreendedor,que logo apresentou maior sucesso em seus empreendimentos, mostrando que estava certo o caminho adotado. Assim, a cada dia, o Empreendedorismo torna-se uma ferramenta mais eficaz para promoção do crescimento econômico, aumentando o número de empresas e empregos criados.
A ligação entre o empreendimento e o empreendedor é bastante clara e, em uma fase em que o empreendimento necessita sair dopapel e virar realidade, essa ligação é mais importante ainda. Bons empreendimentos muitas vezes não se realizam porque falta um bom empreendedor que abrace sua causa. Por isso, é comum ouvir no ambiente do Empreendedorismo que não bastam boas e bem planejadas ideias, é necessário haver um bom empreendedor que as tenha adotado e que sonhe em realizá-las. Não basta também ter só boas ideias, énecessário que o empreendedor consiga perceber uma oportunidade e tenha propostas sobre como aproveitá-la, gerando aí um empreendimento. Conclusão: Uma combinação que gera empreendimentos de sucesso é a associação de uma boa ideia - e que foi devidamente planejada para gerar um empreendimento - a um empreendedor que a geriu, ou que a tenha adotado como sua e esteja disposto a transformá-la em realidade.
Oprocesso empreendedor e suas fases
As fontes principais das ideias empreendedoras estão concentradas em: Pesquisa em geral – Os empreendedores que possuem ligações com os laboratórios das universidades e com centros de pesquisa têm maior probabilidade de criar produtos inovadores.
Poder de observação do empreendedor - O empreendedor deve desenvolver o hábito de observar a realidade, com oobjetivo de compreender seus mecanismos de funcionamento.
Capacidade de inovar – Para inovar, é preciso praticar, buscar novas maneiras de fazer o existente, criar o hábito de buscar soluções para o que ainda não tenha sido resolvido ou cuja solução disponível seja insatisfatória.
Experiência no emprego – Pessoas observadoras e curiosas criam o hábito de buscar informações em seu emprego sobre comofunciona cada setor. Ao fazer isso, é possível identificar os pontos em que há possibilidade de realizar melhorias. Caos econômico, crises, etc. – – Vamos relembrar uma célebre declaração de Albert Einstein: “Não pretendamos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode acontecer a pessoas e a países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce daangústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, se supera sem ficar superado”. Planejando para realizar um sonho / inovação
As etapas do processo empreendedor para gerar um empreendimento são: Fase 1 - Identificação de uma oportunidade para inovação.
Fase 2 - Abertura do empreendimento requer: definiçãodas características do empreendimento, avaliação dos requisitos de recursos, aquisição dos recursos necessários.
Fase 3 - Criação do empreendimento e implementação – teste real do conceito.
Fase 4 - Administração do empreendimento – crescimento - resultado do conceito ou características do empreendimento e seus frutos.
Para identificar uma oportunidade, é necessário observar atentamente arealidade, sempre pensando em identificar alguns pontos importantes, tais como:
O que não está funcionando bem na realidade atual.
O que poderia ser mais simples ou funcionar melhor.
Como diminuir custos sem perder qualidade.
Como diminuir prazos sem perder qualidade.
Como melhorar a vida das pessoas, seja proporcionando-lhes mais saúde, seja sacrificando-as menos para cumprir suas obrigações,...
tracking img