O modelo de relevo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.4º bimestre


Modelo do relevo do Brasil

Relevo. De acordo com os estudos realizados pelo projeto Radambrasil o relevo brasileiro é formado essencialmente por planaltos e depressões,além de algumas regiões de planície.
Dentre os planaltos destacam-se os da Amazônia Oriental, os planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba, os planaltos e chapadas da bacia do Paraná, o planaltoe chapada dos Parecis, os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste e os planaltos e serras de Goiás - Minas.
As principais depressões são as depressões marginais Norte-Amazônica e Sul -Amazônico, da Amazônia Ocidental, a depressão sertaneja e do São Francisco, a depressão do Araguaia, a depressão do Tocantins e a depressão periférica da borda leste da bacia do Paraná.Comparativamente, as planícies ocupam uma porção bem menor da superfície brasileira e incluem a planície do rio Amazonas, a planície e Pantanal Mato-Grossense, as planícies e tabuleiros litorâneos, aplanície do rio Araguaia e a planície da lagoa dos Patos e Mirim.
Assim, o relevo brasileiro é bastante modesto, com picos em sua grande maioria na média de quinhentos metros, e alguns poucos daordem de três mil metros. As principais elevações encontram-se nos planaltos residuais Norte - Amazônicos, região onde estão situados os pontos culminantes do país: os picos da Neblina (3.014m) e 31 deMarço (2.992m), ambos na serra de Tapirapecó. Outra região de grandes altitudes são os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste, onde se incluem as serras do Mar e da Mantiqueira. Na regiãoNordeste destacam-se o planalto da Borborema, que se estende do Rio Grande do Norte a Alagoas, e as chapadas do Araripe e do Apodi.






Os domínios morfoclimáticos




Os domíniosmorfoclimáticos brasileiros são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos é possível delimitar seis regiões de...
tracking img