Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dos Recursos em Matéria Civil :
Artigos 284 ao 291.
A Carta Testemunhável
Abaixo um esquema de como funciona a carta testemunhável. Não tenho muito prafalar dela, já que esse recurso é meio patinho feio.

O que dá pra falar, é que ela é um recurso utilizado para que um outro recurso que você interpôs(normalmente RESE ou REXT) seja devidamente encaminhado para a instância superior analisar.

Ou seja, é uma forma de evitar abusos de juízes, que impedemque um recurso siga seu caminho natural, tanto que ele é encaminhado ao escrivão (que se não fizer a carta andar normalmente é suspenso) e não aopróprio juiz.

A carta testemunhável, como todo recurso, tem efeito devolutivo, cabendo ao Tribunal o conhecimento do juízo de admissibilidade do recurso denegadoou a que foi negado o seguimento. Mais do que isso, a carta testemunhável poderá ter um efeito devolutivo ampliado, diante do disposto no artigo 644, se acarta estiver suficientemente instruída, deverá o Tribunal o próprio mérito do recurso denegado, que poderá, desde logo, ser deferido pelo Tribunal.
 
Acarta testemunhável não tem efeito suspensivo, a teor do artigo 646 do CPP.
 
Como a carta testemunhável, no seu processamento em primeiro grau, segue ostrâmites do recurso em sentido estrito (CPP, art. 643, primeira parte), haverá “efeito regressivo”, cabendo o juízo de retratação depois da apresentaçãodas razões e contrarrazões (CPP, art. 589, caput). Se o juiz se retratar, deverá determinar o processamento do recurso denegado ou dar-lhe seguimento.
tracking img