Esquema de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Contabilidade

Turma: 2012.2 (1º período- noturno)
Disciplina: Sociologia das Organizações
Professor: Bruno
Aluna: Rayara Emikaela

Esquema do Capitulo 5: Interação Social e Organizações

Capitulo 5: Interação Social e Organizações

BRYM, Robert. Interação social e Organizações. In: BRYM, Robert. Et. Al.Sociologia: Sua bussola para um novo mundo. São Paulo: Thomsom Learning, 2006. Pg. 137-175.

- Introdução:
Contexto Geral: O envolvimento das pessoas e o seu comportamento na interação social e organizações, dependente das posições que elas ocupam no sistema de interação (seus status), normas e papeis. As emoções, ações e interações em redes, grupos e burocracias.

1. A Estrutura da InteraçãoSocial

2.1 O Holocausto- Historia Pessoal
* Lotação na grande estação de trem feita de pedra e vidro na pequena cidade de Smolemsk, capital de uma província na fronteira da Rússia.
* Mobilização de soldados soviéticos, para defender a Rússia de um ataque alemão.
* Pai de Robert, uns dos 300 mil judeus poloneses fugidos para Rússia, servindo em um batalhão de trabalhadores do ExercitoVermelho.
* Fachos de luz traçadas num arco no céu sobre a estação.
* Bombardeios da forca aérea alem, mergulharam no ar e soltaram suas bombas, estourou o pânico.
* Judeus mortos de diversas maneiras, entre ciganos, homossexuais e deficientes mentais.
* Interação x Comportamento.

2.2 As Origens Sociais do Mal

* Porque cometeram o crime do século?
* Nazistas maus, e em suasmentes inocentes deveriam ser mortos.
* Três fatores para explicar, as normas de solidariedade exigem conformidade: relações com amigos, família, colegas, etc, interagidas em idéias compartilhadas, resultando no comportamento. O poder das normas de solidariedade responsáveis pelo comportamento, para defender ou manter a lealdade do grupo. Estruturas de autoridade tendem a tornar as pessoasobedientes: Stanley Milgran (1074), sociólogo social, experimentou sobre púnica e aprendizagem, instruído em choques elétrico e aumento de voltagem na sua tensão a cada resposta errada, foi demonstrado que as pessoas acham difícil desobedecer a figuras de alta autoridade. O sucesso do experimento dependia da obediência do homem. Conseqüência do experimento; as sociedades numa estrutura de autoridadeobedecem aqueles que detêm o poder. Burocracias são estruturas de autoridades altamente eficientes: defendido por Max Weber (1978), é uma organização grande e impessoal, distribuídos em uma hierarquia, com funcionários qualificados com regras, com objetivos, eficiência (alcançar objetivo da burocracia) para organizar e administrar.

2.3 O que é Interação Social? O caso das Comissárias deBordo e Sua Clientela

* Primeiras décadas do século XX, funcionários de companhias aéreas e de trem eram homens.
* Na década de 1930 e 1950, regulamentação na indústria aérea, mudanças em fluxo aéreo, alterações em quantidades e tipos de alimentos em vôos transatlânticos.
* Companhias aéreas praticamente idênticas, contratação de um grande numero de mulheres como aeromoças, para atrair osclientes que eram, naquela época, na maioria, homens.
* Nova forma de interação social, por meio da comunicação das pessoas, estruturada em status, papeis e normas especificas.
* Status (prestigio); posições reconhecidas e ocupadas por pessoas em uma interação. Cada pessoa com status diferente, podendo exercer varias funções.
* Papeis; comportamentos esperados, referentes a um únicostatus.
* Normas; maneira aceita de se fazer as coisas prescritivas, esperado por uma pessoa enquanto desempenha um papel particular.
* Três elementos de interação social na evolução da aeromoça: a mudança no papeis das aeromoças, o reforço das normas e mudanças no status.
* Mudanças em uniformes, introdução de minissaias pela Varig.
* Aeromoças solteiras, atraentes, saudáveis e não...
tracking img