O mito de narciso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NARCISO E SUA BELEZA MORTAL

Narciso era filho do deus do rio Céfiso e de uma ninfa chamada Liríope. Sua história conta que seus país, como era de costume, consultaram um oráculo para saber qualseria o destino do filho. Tirésias, o adivinho, previu que Narciso teria vida longa, porém nunca poderia ver e contemplar seu próprio rosto.
Em sua fase adulta, Narciso era constantemente assediado pormoças e ninfas que disputavam seu olhar e interesse, pois Narciso era considerado um rapaz de beleza incomum, tanto que algumas moças comparavam sua beleza com a de um deus, como Dionísio ou Apollo.Acontece que ele também se considerava um rapaz muito bonito, mesmo nunca ter visto seu próprio rosto. Porém nenhuma das pretendentes o interessava, e ele acabava ignorando todas, principalmente Eco,uma bela e graciosa ninfa que o amava muito.
Eco que comparava sua beleza com a de um deus, não reagiu bem com o desprezo de Narciso e foi ficando mal, até a tristeza tomar conta dela e acabar comaquela ninfa bonita e graciosa.
As outras ninfas, ao saberem do fim terrível de Eco, ficaram revoltadas com Narciso, e decidiram pedir ajuda a uma deusa para tramarem uma vingança ao desprezívelNarciso. A deusa Nêmesis, decidiu ajudar as ninfas e condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo nas águas de um rio.
Então um dia, Narciso decide ir a este rio com o intuito de matar a sede,porém ao chegar perto da água ele, que nunca tinha visto seu próprio reflexo, viu pela primeira vez, e ali ficou hipnotizado, com tamanha beleza, sua própria beleza.
O castigo da deusa Nêmesis, fezcom que Narciso ficasse se admirando eternamente e acabasse morrendo, por simplesmente esquecer o resto de sua vida.
As ninfas que planejaram toda a vingança em honra a ninfa Eco, decidiram voltar aorio, pois tinham preparado uma pila para Narciso, porém quando chegaram ao lugar para buscar o corpo dele, apenas avistaram uma flor, que foi nomeada de Narciso.

Existe outra versão desta...
tracking img