Simbologia do mito de narciso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MITO DE NARCISO

Narciso é filho da ninfa Liríope e do deus-rio Céfiso , conhecido por sua insaciável energia sexual , em cujas margens nenhuma ninfa poderia chegar e sair intacta.

Liríope passeava quando se aproximou das margens do rio , Céfiso a aprisionou e desse contato a engravidou. Para ela , tal fato foi repugnado , porém deu à luz a um menino de beleza inimaginável. Logo, Liríopeatormentou-se , pois para os deuses , a beleza fora do comum é algo condenável e temido. Competir com os deuses em beleza era uma afronta inexoravelmente punida. E Narciso era mais belo do que os Imortais.

Narciso seria desejado pelas deusas, pelas ninfas e pelas jovens da Grécia inteira! Mas uma beleza assim, nunca vista, conturbava o espírito de Liríope. O temor levou-a a consultar Tirésias ,um velho sábio cego que tinha o poder da adivinhação , para saber o futuro de seu filho. Tirésias lhe respondeu que Narciso viveria até a idade madura , “Se ele não se vir ...”.

Condenado a não ver sua própria imagem , os anos se passaram E as grandes paixões pelo filho do rio Céfiso começaram… Jovens da Grécia inteira e ninfas, estavam irremediavelmente presas à beleza de Narciso, que, noentanto, permanecia insensível , indiferente à essas paixões . Preferia viver só, pois não havia encontrado ninguém que julgasse merecedora do seu amor.

Entre as grandes apaixonadas estava a bela ninfa Eco, que havia regressado do Olimpo após um grave acontecimento. Em obediência ao grande Zeus , Eco , que era dona de uma tagarelice invencível, distraíra Hera com suas conversas enquanto seu maridoa traía num passeio amoroso pelo habitat das encantadoras mortais. Hera , percebendo a artimanha da ninfa, condenou-a a não mais poder falar uma só palavra por sua iniciativa, a não ser repetir sempre as últimas palavras ditas pelos outros.

Um dia a ninfa passeava por um bosque quando viu Narciso , que perseguia a caça pela montanha. Eco foi tomada de paixão e encantamento pelo belo jovem.Seguiu-lhe os passos e quis dirigir-lhe a palavra, falar o quanto ela o queria, mas não era possível. Era preciso esperar que ele falsse primeiro para então responder-lhe. Distraída pelos seus pensamentos, não percebeu que o jovem se aproximara. Tentou se esconder rapidamente , mas Narciso ouviu um barulho e caminhou em sua direção:

Há alguém aqui?
Aqui ! - respondeu Eco
Narciso olhou em volta enão viu ninguém. Queria saber quem estava se escondendo dele, e quem era a dona daquela voz tão bonita .
Vem – gritou
Vem ! - respondeu Eco
Porque foges de mim?
Porque foges de mim ?
Eu não fujo ! Vem , vamos nos juntar!
Juntar ! - a donzela não podia conter sua felicidade ao correr em direção ao amado que fizera tal convite.
Narciso , vendo a ninfa que corria em sua direção , gritou:Afasta-te ! Prefiro morrer do que te deixar me possir !
Me possuir … - disse Eco


Friamente repelida, humilhada e envergonhada , mas ardendo em paixão por Narciso, Eco se isolou e se fechou numa imensa solidão. Por fim, deixou de se alimentar e definhou, transformando-se num rochedo, capaz apenas de repetir os derradeiros sons do que se diz. As demais ninfas, irritadas com a insensibilidade efrieza do filho de Liríope, pediram vingança a Nêmesis, deusa da Justiça que, prontamente, condenou Narciso a amar um amor impossível.

Era novamente verão , e o jovem Narciso , sedento, aproximou-se da límpida fonte de Téspias. Com flores que Hipólito colhera para ofertar à Ártemis , a fonte, tão pura, jamais havia sido tocada.
Narciso , debruçou-se sobre o espelho imaculado das águas eviu-se. E não mais pode sair dali : apaixonara-se pela própria imagem. Nêmesis cumprira a maldição.

Assim , Narciso ficou por dias a admirar sua própria imagem na fonte , esquecido de alimento e de água , seu corpo foi definhando. As cores e o vigor deixaram seu corpo, e quando ele gritava “Ai , ai”, Eco respondia com as mesmas palavras. E o jovem morreu. As ninfas choraram seu triste destino....
tracking img