O metodismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
C) O metodismo

É um tipo de religião emocional que questiona dogmas do ascetismo calvinista, possuíam características sistemáticas e metódicas de conduta visando obter o Certitudo Salutis (certezade salvação). Esse foi seu principal objetivo desde o inicio, buscando provocar o emocional de conversão.
Uma ênfase no sentimento levou John Wesley ao metodismo, o que provocou um caráterfortemente emocional. Ocorriam reuniões publicas nas quais o arrependimento envolvia uma luta emocional intensa que levava ao êxtase.
Enquanto o calvinismo considerava o emocional como ilusório, o metodismomantinha o sentimento de absoluta certeza do perdão, que era a base da Certitude Salutis.
Acreditavam na consciência da perfeição no sentido de libertação do pecado através da transformaçãoespiritual. O pecado não tem mais poder sobre o convertido.
Para o metodismo não bastava somente uma postura correta, era necessário o sentimento de graça, que se realizassem boas obras para que se fosseconsiderado crente. Suas condutas eram tidas como sinal de redenção.
Houve um período de divisão de idéias entre os metodistas: se por um lado acreditassem na predestinação, pensar na Certitudo Salutiscomo sentimento de graça e perfeição imediata, em vez da graça nascida da conduta ascética na provação continua da fé, sendo que a perseverança dependeria só do arrependimento, significaria uma das duascoisas: liberdade cristã, levando ao colapso do metodismo ou uma intensificação emocional do tipo puritano.
No final somente a regeneração (certeza emocional da salvação como resultado da fé), foimantido como fundamento indispensável da graça.
O metodismo estava relacionado ao puritanismo inglês, o ato emocional da conversão era induzido metodicamente e depois de despertada essa emoção, estaera direcionada para uma luta racional pela perfeição.
A regeneração do metodismo criou um complemento para a pura doutrina das obras, base religiosa para a conduta ascética, depois que a doutrina...
tracking img