O mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISA – UNIVERSIDADE DE S. A.



João da Silva














MERCADO DE TRABALHO

















São Paulo

2011


UNISA – UNIVERSIDADE DE S. A.



João da Silva






MERCADO DE TRABALHO



Apresentada como parte do conteúdo da matéria de Orientação de Estágio Curricular Supervisionado I do curso deSistemas de Informação da Universidade de Santo Amaro.
Professor:
E. N.






























São Paulo

2011


O Mercado



Segundo Mañas e Oliveira (2004, p. 193), "[...] atender à necessidade de uma pessoa ou grupo de pessoas não deixa de ser uma atividade de troca, implicando em umanegociação e conflito de idéias a respeito da troca em questão.". Isto significa, que o mercado baseia-se na troca de produtos ou bens, visando atender as necessidades de ambos os lados, de maneira que todos saiam satisfeitos. No caso do consumidor final que adquire um produto em uma loja, também há a troca de bens, enquanto a empresa tem o produto industrializado, o consumidor tem o valormonetário, efetuando a troca desses bens e satisfazendo ambas as entidades.



O profissional no mercado de trabalho é o agente, que partindo de uma matéria-prima, produz um produto final que atenda as necessidades do consumidor. No caso do profissional da área de tecnologia da informação, é necessário que após analisar um bloco de dados sobre atividades desenvolvidas pela empresa e aplicando oconhecimento adquirido em cursos e no decorrer de sua vida profissional, possa traduzi-los em informações importantes e relevantes para um bom rendimento da empresa. De acordo com Mañas e Oliveira (2004, p. 193):



A inovação tecnológica, quando relacionada com o desenvolvimento de produtos, com a administração da produção, da logística e com instrumentos capazes de mobilizar e conquistar aclientela, é um fator importante para a elaboração de modificações substanciais no relacionamento com o mercado.



As empresas devem estar sempre procurando melhorar o atendimento e inovando seus produtos, visando atender as necessidades pessoais dos clientes e atraindo-os cada vez mais.



A competição entre as empresas está muito forte, fazendo que não fiquem paradas, utilizando os pontos fracosdas concorrentes para se promoverem e conseguir espaço neste mercado de trabalho tão competitivo. "A competição que o mercado propõe e impõe não deixa ao produtor que se coloque na situação de espera. É necessário dar-se a conhecer pelo cliente" (MAÑAS; OLIVEIRA, 2004, p. 193). As empresas que não tiverem um posicionamento mais agressivo quanto ao mercado de trabalho, dificilmente terão êxito.Para se manter uma empresa aberta, é necessária muita atenção e uma boa administração, segundo IBGE (2004):



Em 2004, surgiram 716 604 novas empresas, o que representou um aumento de 1 537 450 pessoas ocupadas e foram extintas 529 587, correspondente a uma redução de 991 387 pessoas ocupadas, resultando em um saldo líquido positivo de 187 017 empresas e 546 063 pessoas ocupadas nacomparação com o ano anterior. Observa-se que para cada dez empresas criadas, cerca de sete foram fechadas.



Requisitos do Mercado de Trabalho



Nos dias atuais, a concorrência por vagas de emprego em empresas de grande porte e multinacionais está muito acirrada. Se antes, tendo apenas noções de básicas de língua estrangeira, já ajudava a empregá-lo neste seguimento, hoje já se fala em terdomínio da terceira língua, isso sem contar o português, que é o idioma nativo. Os idiomas mais visados são: o inglês, o espanhol. E o candidato deverá ter fluência em ambas as linguagens. O terceiro idioma, seria mais um diferencial do que um pré-requisito e os idiomas mais procurados, normalmente é o alemão ou o francês. De acordo com Macedo (1998), um dos fatores que fazem à diferença neste...
tracking img