O menino selvagem de ayeron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão discursiva: Leia o caso concreto abaixo descrito e responda as questões apresentadas. O menino selvagem de Aveyron Em setembro de 1799 um menino de cerca de 12 anos de idade foi encontradoperto da floresta de Aveyron, Sul da França. Estava sozinho, sem roupa, andava de quatro e não falava uma palavra. Aparentemente fora abandonado pelos pais e cresceu sozinho na floresta. O menino, aquem lhe deram o nome de Victor, foi levado para paris, onde ficou aos cuidados do médico Jean-Marc-Gaspar Itard. Durante 5 anos o Dr.Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler, a se comportar comoum ser humano, mas seus esforços foram em vão. Pouco progresso foi conseguido durante esse tempo. Victor nunca falou e aprendeu a ler somente uma palavra (leite). Não era mais o menino selvagem dequando fora encontrado, mas também, não se tornou humano. (www.forumnow.com.br).
1 - Considerando a história de Victor, o que podemos concluir sobre o que acontece aos homens quando vivem isolados? Oisolamento condiciona o aprendizado destes homens porque sua aprendizagem deve ser usada na infância, quando o cérebro capta com maior facilidade tudo a sua volta, existindo assim uma facilidade deaprendizagem e socialização dentro da sua cultura. Os animais não precisam viver com sua espécie para desenvolver as suas características, já o homem necessita de uma sociedade, de uma cultura para sedesenvolver.
2- Muitas lendas e mitos relatam a história de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornaram-se humanos – Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli - e apresentaram comportamentos compatíveiscom o resto da humanidade.
Comparando estas personagens com o caso de Victor, seria possível ou não a eles aprenderem sozinhos os comportamentos humanos? Por quê? Não, porque o homem necessita de umasociedade para desenvolver suas características. O ser humano necessita de estímulos para o aprendizado, tem que aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia aprender no...
tracking img