O marketing esportivo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA

MONOGRAFIA FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O MARKETING ESPORTIVO NO FUTEBOL BRASILEIRO

ALEX RODRIGUES JADEILSON ALMEIDA BISPO RODRIGO MARCELINO TATIANA SARRIA MACHADO VIVIAN NANI

Orientadora: Profª Emília Satoshi Miyamaru Seo SÃO PAULO 2005

i

UNIVERSIDADE IBIRAPUERA

ALEX RODRIGUES JADEILSON ALMEIDA BISPO RODRIGO MARCELINO TATIANA SARRIA MACHADOVIVIAN NANI

O MARKETING ESPORTIVO NO FUTEBOL BRASILEIRO

Monografia apresentada como requisito parcial Bacharel para em obtenção do título de pela

Administração

Universidade Ibirapuera.

Orientadora: Profª. Emília Satoshi Miayamaru Seo

SÃO PAULO 2005

ii

Às pessoas que nos ensinaram o verdadeiro significado da palavra AMOR: Nossas famílias, por nos fazer crer quesempre é possível transpor os obstáculos impostos pela vida.

iii

Agradecemos sobretudo a Deus, à nossa família, e à todas as pessoas amigas.

A todos aqueles que estão conosco desde o início desta caminhada, e que fizeram parte dos nossos sonhos e não deixaram que o medo, o desânimo ou a ansiedade sobrepujasse a vontade de avançar e vencer.

A nossa

orientadora

Profª.

EmíliaSatoshi

Miayamaru Seo, que nos indicou atalhos e nos ajudou a construir escadas para superar os desafios.

Àqueles que souberam ser pacientes, amigos e compreensivos nos momentos difíceis.

iv

RODRIGUES,

Alex.,

BISPO,

Jadeilson

Almeida.,

MARCELINO,

Rodrigo.,

MACHADO, Tatiana Sarria., NANI, Vivian. O marketing esportivo no futebol brasileiro. Monografia.São Paulo, Universidade Ibirapuera, 2005, 54 páginas.

RESUMO

O patrocínio é uma estratégia de investimento promocional, seja no esporte, ou em qualquer outra área, que busca alcançar retorno, sendo a dimensão mais importante a promoção da marca, pois, o patrocinador quando decide investir no patrocínio de um clube, por exemplo, deseja tornar sua marca mais conhecida, com uma imagem maisforte, por isso, busca associar sua empresa ou marca ao esporte. Sendo o futebol um esporte muito difundido, o marketing esportivo através deste meio engloba todas as atividades desenvolvidas e elaboradas para satisfazer as expectativas do consumidor de esporte através de um processo de troca. Em face desta consideração, os patrocinadores se utilizam do uso desse esporte ou daspersonalidades esportivas para promover produtos de consumo. O presente trabalho mostra os conceitos do marketing, de marcas, identifica os aspectos históricos no consumo esportivo, além de tratar do marketing esportivo no futebol brasileiro e apresenta dois estudos de caso, o primeiro sobre o Sport Clube Corinthians em parceria com a Samsung e o segundo o São Paulo Futebol Clube em parceira com oHabib’s. Realizou-se uma pesquisa de campo, cujos resultados mostraram que os torcedores e os funcionários dos clubes tem percepção em relação aos patrocinadores, e que a empresa patrocinadora utiliza o esporte como ferramenta de marketing para atingir seus objetivos de comunicação. E finalmente, pode-se concluir que o futebol brasileiro vem demonstrando que o marketing esportivo é um dosmelhores investimentos para as empresas que desejem criar uma relação de confiança ente os consumidores.

PALAVRAS-CHAVES: marketing.

Marketing esportivo; futebol brasileiro; estratégias de

v

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ....................................................................................................1 2 – METODOLOGIA..................................................................................................4 3 – REVISÃO DA LITERATURA ...............................................................................7 3.1 Marketing .................................................................................................7 3.2 O papel das marcas .................................................................................10 3.3 Futebol...
tracking img