Motores aeronauticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNOCHAPECO- Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Curso Engenharia Mecânica

Projeto sobre Motores Aeronáuticos

Acadêmicos:



Chapecó – Outubro de 2012

Chapeco, Outubro de 2012



“Motores Aeronauticos”



Projeto apresentado na disciplina de
Desenho e Modelagem Geometrica
Da Universidade Comunitaria da
Regiao de Chapeco.Area de Concentraçao: Ciencias exatas e Ambientais

Professor:

Chapeco, Outubro de 2012

INTRODUCAO

Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a executar movimento a uma maquina ou veiculo. Os primeiros motores utilizavam força humana, tração animal, correntes de água, o vento, e o vapor.
Para a escolha de materiaispara se fabricar um motor (seleção de materiais) há uma responsabilidade enorme, por se tratar de uma parte essencial das aeronaves. Hoje, a maior parte da estrutura deles é construída com titânio, aço e alumínio mas, a grande tendência é utilizar materiais ainda mais leve como plásticos e compósitos, sem deixar ofator segurança de lado. Para seleção de novos materiais os critérios principais são,resistência a fadiga, resistência a corrosão, pesos e resistência mecânica.
Projetistas e engenheiros procuram insistentemente formas de utilizar cada vez menos recursos para obter melhor desempenho. Isto requer o desenvolvimento de novos materiais e novos modos de combinação de materiais para obter melhores produtos,resultando em diversos benefícios através de inúmeras aplicações diferentes. Osmateriais compósitosestão se destacando pelo seu conjunto de propriedades, tendo uma união do que cada material oriundo tem pra oferecer de melhor, tendo no final um material com propriedades fantásticas.

TIPOS DE TURBINAS AERONAUTICAS

As turbinas costumam ser classificadas em 3 tipos distintos:
* Turbohélice (fig. 1 anexo): a turbina não tem a finalidade apenas de gerar potência para mover o compressor,mas também, de fornecer a potência para o propulsor (ou hélices).
* Turbojatos (fig 2 anexo): tem a configuração básica descrita acima. Atualmente seu uso está sendo reduzido em favor do turbofan, mais eficiente e silencioso. Nas versões militares é comum serem encontrados modelos com pós-queimadores. O objetivo do pós queimador é aumentar a potência da turbina em certas situações maiscríticas. O princípio consiste em injetar e queimar uma quantidade adicional de combustível no duto de descarga, após a turbina. Isto é possível, pois ainda há uma grande quantidade de oxigênio nestes gases de escape. A grande vantagem é se aproveitar parte da energia térmica de saída dos gases para vaporizar e fazer a ignição do combustível extra. Quando o combustível é queimado há um aumento aindamaior da temperatura dos gases e com isso ocorre sua expansão. Uma vez que a área da seção de saída não aumenta, para que este volume maior de gases escape precisa acelerar para uma velocidade maior. Com isto gera-se um empuxo extra. Contudo os pós-queimadores tem pouca eficiência e aumentam muito o consumo de combustível. Só é usado para fornecer uma potência extra, que por via normal, só seriaobtida com o uso de uma turbina maior. Por esta razão seu acionamento só se justifica em situações especiais como decolagens em pistas curtas e manobras de combate.
* Turbofans (fig 3 anexo): tem a mesma configuração do turbojato, mas com a adição de um ventilador de grande diâmetro que fica na entrada da turbina. Parte do fluxo de ar impelido por ele vai para o compressor e parte passa por fora dacarcaça da turbina. Suas vantagens são: melhoria do resfriamento, aumento da eficiência e redução de ruído. Este último fator é uma das razões por que os novos turbofans são muito mais silenciosos que os antigos turbojatos. O ar que passa por fora, ao se misturar com o ar da saída da turbina suprime parte do ruído.

COMPONENTES DE UM MOTOR

O motor é composta basicamente...
tracking img