O ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 O Jogo como Recurso

O jogo educativo surge no século XVI, como suporte da atividade didática, visando à aquisição de conhecimentos e conquista um espaço definitivo na educação infantil. (Brougère, 2003)

Desde tempos passados, alguns estudos apontam uma ligação entre o jogo e a aprendizagem. Mas predomina a déia do jogo associado a recreação, a situações que se contrapõem ao trabalhoescolar. É essa orientação que flui nos primórdios das salas de asilos franceses, onde o jogo não se presta à formação moral, nem mesmo colabora para o desenvolvimento cognitivo. Admite-se como recreação, uma espécie de distração e descanso do árduo trabalho.

Kergomard (1906) (apud KISHIMOTO, 1994, p.18) apóia-se na idéia da incompatibilidade lógica entre o jogo e a educação e pondera:

Sei muitobem que à primeira vista estas duas palavras - a pedagogia pelos jogos - colocadas juntas, fazem um efeito de certas uniões infelizes, caracterizadas sobretudo pela incompatibilidade de caráter dos cônjuges; mas esta impressão cessa no momento em que se reflete, porque se compreende de estar limitada à instrução, abraça a cultura completa dos ser. (p. 161)

Nesse sentido, ele pleiteia aliberdade de ação da criança. Entretanto, essa colocação choca-se com outra que começa a predominar. Girard (1908) (apud KISHIMOTO, 1994, p.18) e muitos outros tentam conciliar a tarefa de educar com a necessidade irresistível de brincar. Nessa junção, surge o jogo educativo, um meio de instrução um recurso de ensino para o professor e, ao mesmo tempo, um fim em si mesmo para a criança que só querbrincar. Nesse sentido o autor acredita que “o jogo é para a criança um fim em si mesmo, ele deve ser para nós um meio (de educar), de onde seu nome jogo educativo que toma cada vez mais lugar na linguagem da pedagogia maternal”. (Girard, 1908, p.199)

As divergências em torno do jogo educativo estão relacionadas à presença concomitante de duas funções, dentre as quais destacam-se: a função lúdica - ojogo propicia a diversão, o prazer e até o desprazer quando escolhido voluntariamente, e função educativa - o jogo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo (Campagne, 1989) (apud KISHIMOTO,1994, p.20)

O equilíbrio entre as duas funções é o objetivo do jogo educativo, porém, o desequilíbrio provoca duas situações: não há maisensino, há apenas jogo, quando a função lúdica predomina ou, o contrário, quando a função educativa elimina todo hedonismo[2] , resta apenas o ensino.

Alguns filósofos e teóricos, quando tratam da utilização do jogo pela

educação, apontam o que denominam “paradoxo do jogo educativo”.

A contradição vista no jogo educativo se resume à junção de dois elementos considerados distintos, o jogo e aeducação. O jogo dotado de natureza livre, parece incompatibilizar-se com a busca de resultados, típicas de processos educativos.

Embora alguns autores (Kishimoto,1994; Winnicot, 1979; Brougère, 2003) destaquem a liberdade como atributo principal do jogo, no campo da educação procura-se conciliar a liberdade, típica dos jogos, com a orientação própria dos processos educativos. Em outros termos,elimina-se o paradoxo na prática pedagógica do se preservar a liberdade de brincar da criança. Desde que não entre em conflito com a ação voluntária da criança a ação pedagógica intencional do professor deve refletir-se na organização do espaço, na seleção dos brinquedos e na interação com as crianças.

São inúmeras as situações acadêmicas que podem ser criadas para ensinar repertórios básicos àscrianças, mas provavelmente a mais produtiva dentre elas é a que envolve o jogo recreativo, atividade não utilitária em que o elemento mais importante é o envolvimento do indivíduo que brinca.

Desde a mais tenra infância a criança é exposta a inúmeras possibilidades de interação com os ambientes ecológico e social, bem como seu próprio comportamento. A medida em que ela se desenvolve, essas...
tracking img