O lucro das nossas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O lucro de nossas empresas

A sociedade em geral tem a visão de que as empresas lucram muito em cima de seus produtos, porque acham caros e se esquecem dos impostos que incidem sobre eles,que se aproximam de 50%. Graças aos impostos exorbitantes, as empresas não conseguem se desenvolver, porque não há lucro suficiente para investimento e aumento de produção. Para Stephen Kanitz,esta é a realidade atual das empresas brasileiras, que não crescem porque não têm lucro suficiente para reinvestir e aumentar a produção.
Outra idéia defendida por Kanitz é a falta deinformações passadas e procuradas pela população, principalmente, jovens universitários, que não têm o habito de analisar os balanços das empresas para entender a realidade econômico-financeira dasInstituições presentes no país.
A análise destes balanços pode ser feita através de índices que auxiliam no entendimento das informações passadas. Os índices de rentabilidade por exemplo, que procuramevidenciar qual foi a rentabilidade dos capitais investidos, ou seja, o resultado das operações realizadas por determinada organização.
Índices como os apresentados pela análise realizadanos mostra que do ano de 2007, quando o índice foi de 9,26, para 2008, cujo índice foi de 6,79, houve uma queda na eficiência da empresa em rentabilizar seus recursos. Através destes índices podemosidentificar também, a participação do capital de terceiros no Ativo da organização, índice este que teve um aumento de 1,68, de 2007 para 2008.
Como exposto por Stephen Kanitz, a realidadefinanceira das empresas deve ser um assunto importante a toda sociedade, e não apenas aos donos e administradores das organizações, já que esta depende diretamente do funcionamento das organizações,ou seja, todas as alterações, sejam positivas ou negativas nas empresas, afetam o mercado empregatício, o poder de consumo da população, a pontualidade na quitação de dívidas, entre outros...
tracking img