O lixo radiotivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O lixo radiotivo slide 1

Os resíduos radioativos (ou "lixo atômico") é formado por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade. É gerado em processos deprodução de energia nuclear, tanto em uso pacífico como em armamento nuclear, podendo ainda ser oriundo de outros usos, tais como tratamentos e diagnósticos radiológicos pesquisa científica e oprincipal problema as pilhas e baterias.

Descarte slide 2
A destinação do resíduo radioativo é o maior problema resultante do uso da fissão nuclear para a geração de energia elétrica.(No Brasil temosAngra 1, Angra 2 e previsão da construção de uma terceira geradora de energia nuclear através da fissão nuclear).
Todo elemento radioativo decai para um elemento não-radioativo, mas o tempo necessáriopara que 99,9% dos núcleos radio-isótopos decaiam para núcleos não-radioativos é de aproximadamente no exemplo do Urânio-235 (o combustível de uma usina nuclear típica) seriam 7 bilhões de anos, porisso deve ter um armazenamento definitivo.(foto)

Consequências slide 3
O maior perigo apresentado pelo lixo atômico é sua radioatividade, tóxica e cancerígena, mesmo em quantidades pequenas.(foto)O principal problema na disposição de resíduos radioativos é a percolação de tóxicos contidos no material radioativo para lençóis freáticos, levando assim à inevitavel dispersão do materialna biosfera. Uma vez contaminada, a água entra diretamente na cadeia alimentar, como por exemplo através de represas e poços e, indiretamente através da ingestão de alimento contaminado (incorporação dacontaminação pelo pescado, utilização de água no cultivo agrícola, pecuária entre outros).

Lei Federal n° 12305, de 02.08.2010
A Lei de Resíduos Sólidos foi sancionada pelo então presidente da República,Luiz Inácio Lula da Silva. A lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que regulamenta a destinação final dos lixos produzidos. Entre as diretrizes da PNRS está a proibição do...
tracking img