O livro negro do empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
07/09/2011

Apresentação
• O fracasso no mundo corporativo é um tema pouco explorado. No entanto, entender suas causas é fundamental para decidir a melhor forma de evitá-lo. Nesse livro Fernando Trías de Bes surpreende o leitor com uma análise contundente dos motivos pelos quais um empreendedor não alcança seus objetivos.


O livro negro do empreendedor
Depois não diga que não foi avisadoO livro negro do empreendedor
• O autor inicia destacando que:
– ―Quando se trata de empreender, a experiência empresarial não é garantia de sucesso.‖ (BES, 2009) – ―Os erros do empreendedor não costumam ser de gestão; são erros provocados, paradoxalmente, pela mesma força que leva uma pessoa a empreender:

O livro negro do empreendedor
– ―A esperança é o motor do empreendedor e, aomesmo tempo, seu pior inimigo.‖ (BES, 2009)

• Bes (2009) não afirma que a esperança seja uma fonte de erros em si mesma, mas é um véu que, frequentemente, impede que a realidade seja vista tal como é.


1

07/09/2011

O livro negro do empreendedor
• A principal causa do fracasso dos novos negócios, de acordo com Bes (2009), é a falta de objetividade de quem os empreende, a sua incapacidadede assimilar a realidade como ela é.

O livro negro do empreendedor
• Os negócios não costumam fracassar por falta de competência técnica de quem os empreende, mas devido a motivos muito mais simples, tais como:
– problemas pessoais, – desavenças com os sócios, – falta de bom-senso, – excesso de expectativas, medos e/ou erros insignificantes que, com o tempo, se transformam em verdadeirosproblemas que acabam inviabilizando o negócio.


O livro negro do empreendedor
• Bes (2009) destaca que:
– Para evitar que um empreendedor fracasse, é necessário saber por que aqueles que fracassaram se deram mal. – Analisar um êxito não é tão importante como entender um fracasso. Um êxito é uma oportunidade que já foi aproveitada por outro, então, por que estudá-la?

O livro negro doempreendedor
• Assim como a literatura de administração cunhou o termo FCE (Fatores-Chave de Êxito), Bes (2009) se propõe a apresentar o FCF (Fatores-Chave de Fracasso).

Os fatores de sucesso só terão alguma oportunidade de serem aplicados se o terreno estiver previamente livre dos fatores de fracasso.


2

07/09/2011

O livro negro do empreendedor
• Para refletir, Bes (2009) apresenta oseguinte exemplo:
– Não há sentido em abrir um ótimo restaurante numa estação de esqui onde os teleféricos vivem quebrando.
• O restaurante pode ser um Fator-Chave de Êxito, mas o teleférico é um Fator-Chave de Fracasso.

O livro negro do empreendedor
• Empreender é um assunto sério.
• Ao se falar em empreender, Bes (2009) se referi a:
– arriscar o próprio dinheiro e uma carreira profissional,– comprometer a economia familiar do empreendedor e, na maioria das vezes, seu próprio patrimônio.


O livro negro do empreendedor
• ―O espírito empreendedor não deve ter como objetivo, apenas aumentar o número de empreendedores; é necessário, também, garantir que estes tenham melhor qualidade.‖ (BES, 2009) • ―Incentivar pessoas que não estão preparadas para empreender não é fomentar o espíritoempreendedor — é um exercício de irresponsabilidade.‖ (BES, 2009)

O livro negro do empreendedor
―Apresentar um problema sem sugerir uma solução é próprio de uma mentalidade destrutiva.‖ (BES, 2009)
―O mundo dos negócios é regido por uma regra inflexível: não há regras válidas. Não há receitas definitivas. O que serve para uma situação é inútil em outra. O que seria recomendável em um caso, emoutro seria uma aberração.‖ (BES, 2009)

3

07/09/2011

O livro negro do empreendedor
―Ser diferente garante ter uma proposta única. Mas uma coisa é ser diferente a partir da ignorância, e, outra, a partir da audácia. Quando a pessoa conhece as regras do jogo, pode transgredi-las com maior garantia de êxito. Os bons inovadores não agem às cegas, e por isso não podemos falar de...
tracking img