Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.6 Processo Administrativo: administração da ação empresarial

O trabalho do Gerente Executivo: uma visão geral e critica.

Para preparar administradores capacitados é preciso fundamentar o ensino e o treinamento em estudos sobre suas atividades de trabalho.
Durante um século foram várias tentativas para definir o papel do gerente executivo e definira administração como uma profissão, como afirmava Mintzberg.
Taylor e Fayol declaravam que a capacidade gerencial podia ser obtida como a capacidade técnica em uma escola.
Mas para Barnard o verdadeiro papel do executivo era gerir os valores da organização. Seu trabalho juntamente com Elton Mayo contestou o trabalho de Taylor e Fayol.
Simon foi o primeiro acaracterizar os processos administrativos como processos decisórios.
Na visão de Simon a organização é um sistema de decisão onde a pessoa participa de forma racional e consciente, escolhendo entre alternativas mais ou menos racionais.
Mas apesar de tudo Simon também acreditava na condução racional e cientifica das organizações tal qual Taylor e Fayol.
ParaMintzberg , o trabalho administrativo definidos pelos clássicos são verdadeiros folclores, as quais não correspondem a realidade dos fatos:1) o executivo é um planejador reflexivo e sistemático;2)o executivo eficaz não tem deveres regulares para executar;3)o executivo necessita de informação agregada e a melhor ferramenta é um sistema formal e informal;4)a administração é, ou pelo menos está rapidamentetornando-se, uma ciência e uma profissão;
A variedade de tarefas e a preferência pelo contato verbal intensificam as relações interpessoais.
A rede de contatos interpessoais forma uma organização informal de transmissão de informações que alimenta a decisão executiva.
Desta descrição diversa do enfoque clássico, formula-se os papéis que compõem o cargoadministrativo1) Papeis interpessoais 2) Papéis informacionais3)Papéis decisionais.
Os executivos têm que lidar com dois desafios do cargo:a) a diversidade e volume de informações potencialmente relevantes;b) A dependência de um grande numero de pessoas.
A administração seria formada pelas atividades de:planejamento e orçamento;organização e recrutamento de pessoal;e controle esolução de problemas.A liderança é composta das ações de estabelecimento da orientação: desenvolvimento de uma visão do futuro;alinhamento de pessoal;motivação e inspiração.
Hampton lembra que há duas visões sobre liderança, uma que trata da “construção da instituição e a outra da influência interpessoal.
Para Nadler e Tushman, a ação administrativa é orientada pelo processos deresolução de problemas. O processo de reslução de problemas é formado por um cojunto de passos que guia a análise do executivo de forma a concentrar sua atenção no funcionamento organizacional.
Quando o executivo toma conhecimento de algum sintoma ele faz um diagnostico e age para que haja a mudança.Como orientação geral é utilizada a teoria dos sistemas abertos. Como orientaçãoespecífica adota-se a resolução de problemas.As interações sistêmicas guiarão os passos da resolução de problemas, que podem ser entendidos como as próprias atividades do “Trabalho do Administrador”alicerçado em um modelo de Congruência do comportamento Organizacional:1- Identificar o sistema;2-Determinar a natureza das variáveis essenciais;3-Diagnosticar o estado das ligações(entre variáveis) e osrelacionamentos aos resultados organizacionais;4- Identificar os problemas críticos d sistema;5-Gerar soluções alternativas;6-Avaliar estratégias alternativas;7-Escolher estratégias para serem implementadas;8-Implementar estratégias;9-Avaliar;reiniciar o passo 1.
Peter Senge utiliza o raciocínio sistêmico como uma disciplina integradora e central na caracterização da administração e...
tracking img