O liberalismo de adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será falado sobre o Liberalismo, principalmente o Liberalismo Econômico de Adam Smith O objetivo é mostrar as características do Liberalismo desde o seu nascimento com as ideias de John Locke que foi o primeiro Teórico Liberal, até o seu desenvolvimento com as ideias do liberalismo econômico.
O texto será mais centrado nas ideias básicas do liberalismo e noliberalismo econômico que é um dos mais importantes e mais discutidos. O Liberalismo econômico tem como criador, “pai” e o primeiro economista Adam Smith. Smith desenvolveu varias teses sobre um mercado livre do estado, onde até hoje são de fundamental importância para a economia.
No primeiro texto “Princípios básicos do Liberalismo”, citamos as características do Liberalismo em si, o liberalismoeconômico, ético e politico. Citamos também as ideias básicas do liberalismo como a Liberdade do Individuo e a defesa da propriedade privada.
No segundo texto “Adam Smith e o Liberalismo Econômico” foi focado no Liberalismo Econômico de Adam Smith e fala sobre as suas ideias como a de mercados livres onde o estado nunca deve interferir na economia, as ideias de livre concorrência e sua definição deriqueza de uma nação que é medida de acordo com o trabalho. Essas ideias são a base do Liberalismo Econômico
Portanto, podemos concluir que o liberalismo que nasceu com as ideias de John Locke foi de fundamental importância para o mundo. Naquela época as pessoas não acreditavam em liberdade individual e as ideias do liberalismo trouxeram uma nova forma de se viver e ver o mundo. Nesses 2 textos seráexpresso as características do Liberalismo em si e do Liberalismos Econômico.

2 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO LIBERALISMO
O Liberalismo é uma corrente de teorias política, éticas e econômicas que acredita na Liberdade Econômica e das pessoas perante o estado. A economia deve funcionar sem as normas que o estado impõe, deve ser livre do estado, as pessoas são livres para seguir com a suas vidas efazer suas escolhas, como qual religião seguir, livre de todo preconceito. O criador do Liberalismo Econômico foi o Pensador e o primeiro economista Adam Smith, de acordo com Adam Smith "o Estado deveria intervir o mínimo possível sobre a economia" garantindo assim a Liberdade Econômica, os mercados devem funcionar sem leis e assim eles mesmo se regulamentariam.
Um dos princípios básicos dospensamentos liberais é a defesa a propriedade privada, os liberais acreditam que o indivíduo deve ter uma propriedade privada para assim não depender mais do estado em si, pois sem ela o individuo ainda se encontra totalmente ligado ao estado. O liberalismo prega a liberdade do individuo frente ao estado, sendo que o estado foi feito para servir o individuo e não o individuo servir o estado.
Oliberalismo defende a igualdade perante a lei, baseados nos princípios de bem comum, os liberais acreditam que todos são iguais e por isso se deve ter liberdade das pessoas diante as leis que o estado impõe, assim também liberdade do individuo, como na escolha de sua religião. Para os liberas o estado deve ter a mínima participação na vida das pessoas, principalmente relacionado a questões econômicas,eles acreditam em um mercado de livre concorrência onde o governo nunca poderia impor leis para que o mercado se regularize, o mercado tende a se regular por si só.
Para os liberais o papel do estado é somente se fazer cumprir as leis, garantir saúde e a educação da população. De acordo com eles, a livre concorrência nunca geraria estrema pobreza de uma parte da sociedade e estrema riqueza paraoutra, pois as pessoas têm que lutar para conseguir melhores condições, ou seja, se tem uma classe pobre é porque elas não lutam para sair da pobreza. Essa idéia é absurda, sabendo que existem pessoas que nascem extremamente pobres e em lugares que não tem a mínima condição de se desenvolver como ser humano, já outras nascem em famílias ricas com mais chances de se ter uma melhor educação e...
tracking img