O legado do movimento inconfidente: a influência da figura heróica da independência à república brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O LEGADO DO MOVIMENTO INCONFIDENTE:
A INFLUÊNCIA DA FIGURA HERÓICA
DA INDEPENDÊNCIA À REPÚBLICA BRASILEIRA ¹

Rafael Simon Ferreira²

Resumo: O presente artigo tem por finalidade analisar os aspectos sociais e políticos do movimento inconfidente respondendo as seguintes perguntas; Quais foram as contribuições inconfidentes que motivaram os movimentos sociais? Quais decisões políticastiveram influência direta para a proclamação de Independência do Brasil, bem como o início e desfecho do período regencial?

Abstract: This article aims analyzing the social and political aspects of the inconfidence moviment, answering the following questions; What were the contributions inconfidentes that motivated the social movements? Which political decisions have had direct influence to theproclamation of independence of Brazil, as well the beginning and end of the Regency period? 

____________________________________________________________________________
¹- Artigo apresentado como exigência de conclusão da disciplina HISTÓRIA DA AMÉRICA PORUGUESA II ministrada pela Profª Doutora Maria Celma Borges.
² - Rafael Simon Ferreira, acadêmico do sexto semestre do curso deLicenciatura em História na UFMS-CPTL.

O movimento inconfidente

A Inconfidência Mineira começou em Vila Rica, que era a cidade mais rica, ou menos pobre, de Minas Gerais. A elite mineira levava uma vida guiada pelos princípios da Europa, com orquestras, teatros e grupos literários¹. Narra Marquês (2004) que, em 1756 houve um catástrófico terremoto em Portugal que destruiu praticamente toda a cidadede Lisboa, e quem arcou com os custos foi a América portuguesa, digo, os trabalhadores, pois o Marques de Pombal, ministro de Portugal na época, impôs uma cobrança sobre o ouro de 1/5 sobre o peso do mesmo que deveria ser mandado à metrópole durante o período de 10 anos. No fim das contas, essa cobrança passou a ser algo de interesse para Portugal, fazendo assim a cobrança do ouro durar 60 anos.A colônia portuguesa era fonte de artigos de comércio, e também tinha bons portos, que se abriram às “nações amigas” depois da segunda metade do século XVII. A partir disso ficou fortalecida a vocação comercial para os portugueses. Com a transferência da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, o eixo político e econômico do Império português, antes situado em Portugal, deslocou-separa a colônial, sendo esse deslocamento conhecido como a interiorização da Metrópole. Sobre a necessidade desse deslocamento DIAS (2005), pontua em sua obra:
“...o mais importante num empreendimento colonial era o transplante de instituições e a consolidação de um novo Estado, como deslocamento da metrópole...”pp. 197

-------------------------------------------------
O problema é que, comtamanha mineração e exploração de recursos, o esgotamento de ouro em Vila Rica foi inevitável e os mineiros não tinham mais como pagar o quinto de imposto.
-------------------------------------------------

¹- Durante a repressão política em torno do episódio da Inconfidência, esses grupos eram formados por poetas na linha arcadista. Com grandes obras iniciaram o período de transformação daliteratura brasileira, que se vai efetivar no século XIX com o romantismo.
-------------------------------------------------
Para tornar ainda mais precária a situação da colônial, quando Portugal percebeu que o ouro estava diminuindo, estabeleceu uma cota fixa para Vila Rica, devendo ser arrecadado de qualquer maneira 1.500kg de ouro por ano, não importando a quantidade de produção.-------------------------------------------------
Fica claro que os ideais revolucionários e as revoluções/conjurações estavam por vir como cita Jardim (1989):
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
“... Com os intensos descontentamentos e exigências por parte dos colonizadores, os conflitos e a necessidade de criação de um líder pelo povo...
tracking img