O lazer da mulher na modernidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LAZER DA MULHER NA MODERNIDADE

Alessandro Barreta Garcia
Especialista em Saúde da Mulher no climatério
Departamento Materno Infantil
Faculdade de Saúde Pública (FSP)
Universidade de São Paulo (USP)

Tem-se notado que a mulher é cada vez mais participante do mercado de trabalho, principalmente a partir dos anos de 1970 quando o movimento feminista no Brasil se mostrou com maiorclareza. Neste sentido a aproximação da mulher economicamente ativa ao homem, tem representado mudanças na sociedade, onde a mulher se supera a cada dia em relação a sua contribuição familiar. Porém esta igualdade plena ainda depende de muitas outras mudanças tais como; igualdade nos cuidados com os filhos, equiparação salarial, autonomia feminina entre outras variáveis e conseqüências.

De acordo comum levantamento de Aquino et al (1991), a possibilidade de novos agravamentos a saúde feminina e uma possível equiparação das causas de morte por fatores tais como; uma maior inserção da mulher no mercado de trabalho, na vida pública e no já reconhecido cuidado com o lar e com os filhos, parece preocupar o âmbito de saúde pública, em especial a saúde da mulher. Neste sentido é possível que adupla jornada de trabalho e a falta de horas disponíveis para o lazer possam interferir negativamente na vida de mulheres casadas, economicamente ativas, de baixa renda e com filhos.

É possível que dupla jornada (trabalho doméstico, mais trabalho formal) feminina esteja contribuindo para uma deterioração da auto-estima, depressão, cansaço fisco, tornando-se um profundo estimulador do esgotamentomental. Sendo assim é preciso entender que esta tarefa não é apreciada pelo gênero feminino, mas pode estar sendo suportado de forma cultural e tradicional. Enfim a inexistente cultura de lazer é de extremo interesse para o âmbito de saúde pública e alarmante em termos de políticas educacionais e culturais aos educadores físicos.

O trabalho feminino (dupla jornada de trabalho) se levado asério, lembra-nos o trabalho fabril no início do possesso capitalista dos séculos XVII e XVIII, sendo esta dupla jornada um grande impedimento para o lazer entre mulheres economicamente ativas.

Inicialmente Mourão (1999) levanta as angustias e as limitações que a mulher sofre quando na posição de baixa renda. Perdem muito tempo na condução a caminho do serviço, e chega muito tarde em casa, porvolta das 10 horas da noite e ainda assim continuam suas duplas jornadas de trabalho. Entre mulheres bóias frias a realidade não é diferente: a dupla jornada de trabalho, o doméstico e o da roça fazem parte de suas vidas (Pires, 2001).

Recentemente Garcia (2005) investigou que muitas vezes as únicas formas de lazer dessas trabalhadoras (funcionárias de creches e operarias da industria de calçados)e, sobretudo auxiliares de limpeza resumem-se a escutar rádio e assistir TV. Basicamente o único tempo destinado ao lazer encontra-se nos finais de semana, quando se reúne a família. Notamos ainda que as diferenças entre as idades e entre os graus de escolarização, parecem favorecer as mais jovens e mais escolarizadas sendo possível um maior comprometimento com o lazer.

Acredita-se que parauma cultura corporal de lazer seja necessária uma Política Educacional de Saúde, tanto na infância como na adolescência. Porém não se deve executar a prática do exercício físico, simplesmente pela prática, mas acima de tudo entender sua importância histórica, social e cultural. Sendo esta uma prática relativamente e socialmente determinada por uma cultura corporal mediante família Estado eSociedade, assume-se que esta deve ser encarada como um problema de Saúde Pública bem como um problema para com os educadores físicos nas escolas.

Além da repercussão negativa da dupla jornada de trabalho, impossibilitando essa mulher economicamente ativa de participar de atividades de lazer, também são apontados os prováveis efeitos deletérios para com sua saúde (desgaste físico, distúrbios...
tracking img