O julgamento de nuremberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Julgamento de Nuremberg, ou oficialmente o Tribunal Militar Internacional foi um Tribunal formado após o fim da segunda guerra mundial com o objetivo de julgar os crimes de guerra cometidos peloschefes da Alemanha nazistas e que feriram o direito internacional.
Salienta-se que o presente trabalho, frente ao tema polêmico ora explicado tentou demonstrar de forma clara e precisa os argumentosque enalteciam a Corte de Nuremberg como triunfo da Justiça e do Direito, bem como aqueles que questionavam sua existência e legitimidade, que residiam na vingança dos vencedores para com os vencidos.De toda sorte há que ressaltar-se que o Tribunal Militar Internacional, apesar dos aspectos arbitrários que apresentou na sua materialização consigna-se num verdadeiro divisor de águas entre doissistemas jurídicos. A partir, deste não mais seriam aceitas condutas abusivas de Estados contra indivíduos, sob quaisquer argumentos de preservação ou de salvaguarda de interesse nacionais.
As normas donovo sistema jurídico internacional fundamentaram-se na política da ONU, com o escopo de resguardar a humanidade de novas atrocidades e violações ao Direito Internacional como em regimes totalitárioscomo nacional-socialistas.
Compulsando o presente feito, infere-se que o novo sistema jurídico não mais acolhia a supremacia do principio da necessidade sobre o da humanidade, de forma quebuscava-se algumas garantias ás vitimas dos conflitos armados. Neste momento o Estado poderia ser responsabilizado perante seus pares por crimes contra pessoas, contra a humanidade ou contra paz, o mesmoacontecendo àqueles que sob a égide da razão do Estado cometeram abusos.
Neste raciocínio depreende-se que mesmo com todos os erros e acertos do Processo do Julgamento dos grandes criminosos de guerra deNuremberg, aquele julgamento pode ser visto como uma necessidade política e moral uma vez que trataria de atrocidades e violações antes inconcebíveis, cometidas sob o comando dos acusados.
Ainda...
tracking img