O jogo e a brincadeira na educação infantil

Há muito tempo discute-se a questão dos jogos e brincadeiras e sua importância no desenvolvimento da criança. Atualmente, vários pesquisadores mostram preocupação em compreender este fenômenobuscando, principalmente, responder questões como: a função que estas atividades exercem sobre o desenvolvimento infantil; motivos pelos quais a criança deve brincar; o que a brincadeira proporciona àcriança no que diz respeito à aprendizagem etc. A fim de discutir estas e outras questões relacionadas ao tema “brincadeira” e considerando que o brincar tem uma importância característica para a criança, opresente projeto pretende apresentar uma definição de brincadeira, relatar um breve histórico da brincadeira e sua relevância na educação e, por fim, analisar as possíveis contribuições que abrincadeira proporciona ao desenvolvimento infantil devendo ser valorizada e privilegiada no contexto educacional.

Módulo: Prof.: Mestre Ana Paula
“O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”Delimitação do Tema: O jogo e a brincadeira no desenvolvimento integral da
criança de quatro a seis anos na educação infantil.
1. Introdução e Problematização
Este estudo apresenta uma reflexão sobre aimportância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças de quatro a seis anos, as quais freqüentam a Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, de Santa Cruz do Sul.Quatro professoras de Educação Infantil e trinta crianças serão pesquisadas. As professoras serão entrevistadas procurando mostrar qual a visão, que se tem sobre brincadeiras e jogos e como essasbrincadeiras são desenvolvidas em sala de aula e as crianças serão observadas para avaliar se realmente o lúdico contribui para o desenvolvimento integral dos mesmos.
Com base nessas considerações,os problemas de pesquisa são:

As professoras que atendem os alunos de quatro a seis anos da EMEI Gente Miúda sabem da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem na...
tracking img